O planejamento da construção da imagem pública é o foco do curso Marketing Político nas redes sociais, que a Faculdade Cásper Líbero vai realizar nos dias 15 e 22 de maio. Ferramentas, métodos e estratégias de construção de imagem pública serão explorados em dois sábados de aulas, das 8h30min às 17h30. As aulas serão ministradas pelo publicitário Sérgio Trein e a jornalista Taís Seibt
O objetivo do curso é compreender o cenário contemporâneo da desinformação, discutir o impacto da disseminação de informações falsas na política e o papel dos atores públicos nesse cenário, além de explorar ferramentas, métodos e estratégias de construção de imagem pública nas redes sociais. Também serão analisados criticamente exemplos de campanhas de comunicação política nas mídias digitais e seus impactos positivos e negativos na construção de uma imagem pública.
O programa é um desdobramento de projetos anteriores com foco em formação cívica realizados pela Afonte Jornalismo de Dados. “Em 2019 e 2020, realizamos diversas palestras e oficinas com prefeitos, legisladores e assessores políticos sobre o tema da desinformação, o que nos indica que há interesse nesse debate entre os atores políticos, que exercem grande influência na opinião pública”, observa Taís Seibt, criadora da Afonte.
A parceria com Sérgio Trein vem para qualificar o diálogo com a visão estratégica da comunicação política. “As mudanças cada vez maiores na direção da comunicação digital, o clima de desconfiança em relação à política e as próprias consequências da pandemia estão alterando as estratégias dos candidatos e dos partidos”, comenta Trein.
Em véspera de ano eleitoral, o curso é uma oportunidade para profissionais e estudantes de comunicação e marketing, assessores jurídicos e de imprensa que atuam na política, parlamentares e gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal e demais interessados se aprofundarem no tema que ganhará relevância nos próximos meses.
A formação abrange quatro módulos que permitem aos alunos entender o papel cada vez mais decisivo das redes sociais na política, partindo do impacto das plataformas digitais na circulação de informação e na formação de opinião. Os professores vão explicar como o fenômeno da desinformação repercute nas diferentes esferas do poder e como agir diante de ataques virtuais, além de dois módulos dedicados à construção da imagem pública nas redes sociais. Confira aqui o programa de aula completo.
Marketing Político nas redes sociais
Quando: dias 15 e 22/5 (sábado), das 8h30min às 18h30min (16 horas/aula)
Onde: plataforma exclusiva da Faculdade Cásper Líbero com interação em tempo real
Público-alvo: profissionais e estudantes de comunicação e marketing, assessores jurídicos e de imprensa que atuam na política, parlamentares e gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, demais interessados
Investimento: R$ 460
PROFESSORES
Sérgio Trein
Publicitário, com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor e mestre em Comunicação Sociopolítica, é pesquisador em Comunicação Política, integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano”.
Taís Seibt
Jornalista e professora da Unisinos, repórter e pesquisadora na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da iniciativa Afonte Jornalismo de Dados, com atuação em jornalismo de dados, fact-checking, transparência pública e media literacy. Doutora em Comunicação pela UFRGS, sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment