Área de bastante influência dentro do mundo corporativo, o Comitê de Crises, geralmente atribuído às assessorias de imprensa, é de extrema importância para que empresas estabeleçam relacionamentos com seus públicos. Além disso, essa estrutura corporativa auxilia uma organização a mitigar os impactos de crises que repercutem na sua imagem e reputação.
A presença de profissionais especializados em um Comitê de Crise bem estruturado pode reduzir significativamente os efeitos de imprevistos negativos. Segundo a Professora Neuza Serra, o comitê nasce da própria organização do gerenciamento de riscos e crises.
“O Comitê é um dos pilares desse processo e deve ser acionado quando a crise é deflagrada. É formado por executivos de uma instituição, a qual está estruturada para o gerenciamento de crise.”
Para explorar mais essas técnicas de gestão no meio empresarial, a Faculdade Cásper Líbero irá oferecer o curso “Gerenciamento de Crise”, no formato presencial. Entre os dias 8 e 12 de abril de 2024, os ingressantes irão acompanhar temas como:
- Conceitos sobre crises de imagem;
- Porque as crises acontecem;
- Análise de cases;
- Construção de Manual de Gerenciamento de Crise;
- A crise nas redes sociais;
- Como preparar os porta-vozes;
- O fim da crise e as lições aprendidas;
- O gerenciamento do pós-crise
A docente Neuza Serra ressalta que o curso de Gerenciamento de Crise tem como objetivo trazer, aos alunos, os principais fundamentos de riscos e crises de imagem e reputação – além de expor os instrumentos e métodos utilizados – tanto para prevenir a crise, quanto para atuar no momento em que for necessário.
Além disso, a faculdade também está buscando aprimorar os conhecimentos de seus alunos sobre as melhores práticas de relacionamento com a imprensa e da construção de um planejamento de comunicação. Para isso, a instituição irá disponibilizar o curso presencial “Assessoria de Imprensa – Planejamento e Técnicas de Atendimento”, de 18 a 22 de março de 2024. Essa especialização possibilitará aos gestores de comunicação uma atuação estratégica e uma visão focada nos valores corporativos e no cumprimento de seus objetivos e metas.
A proposta desse curso é apresentar aos alunos metodologias que permitam melhores resultados no dia a dia e oferecer as melhores ferramentas para planejarem estratégias de assessoria. A professora do curso, Neuza Serra, ressalta: “O planejamento organiza o trabalho do assessor e traz uma maior eficiência no resultado quanto à exposição do cliente na mídia.”
Conheça a professora de ambos os cursos
Neuza Serra possui formação em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1981) e é executiva de atendimento na agência MVL Comunicação. Em agosto de 2013, concluiu sua pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Sua especialização é em gerenciamento de crise e Media training.
Além disso, é professora da Escola de Comunicação Corporativa do Comunique-se desde 2004. Em 2012, ministrou o curso de Negociações e Mediações em situações de Crise para alunos da pós-graduação da Assessoria de Comunicação da Universidade Potiguar.

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