Apresentador e narrador do programa da equipe de Esportes da TV Gazeta, o jornalista Celso Cardoso ministra, há mais de 15 anos, o curso livre Locução para telejornalismo, módulo básico e avançado, na Faculdade Cásper Líbero.
Dinâmico, o curso oferece exercícios práticos baseados na leitura de textos noticiosos, com apoio do teleprompter, para a produção de um telejornal. Durante as atividades, a leitura de cabeças de matérias e o off vivo são destacados. “A ideia é preparar os alunos da melhor maneira possível para que possam ser absorvidos pelo mercado. Sou rigoroso, tecnicamente falando. Não sossego enquanto não tiro o melhor de cada um quando vejo que há essa possibilidade”, afirma Celso Cardoso.
Ministrado desde 2003 na Cásper Líbero, os cursos de locução (módulos básico e avançado) são realizados duas vezes por ano. De acordo com Celso, as aulas são práticas e priorizam o desenvolvimento pessoal de cada participante. “Costumo focar nas questões da valorização da intenção do texto, de compreensão da notícia, de musicalidade na emissão da voz.”, explica.
Para o módulo avançado, Celso organiza os participantes em dupla para que apresentem um telejornal como se fosse ao vivo: “É como se fosse a gravação de um piloto”, explica. Ele conta que muitos de seus alunos conseguiram entrar para o meio televisivo: “Fiquei muito marcado por uma aluna que participou do curso, trabalha na TV Globo, e a primeira vez que fez um link mandou mensagem agradecendo pelas dicas que passei durante as aulas. Achei sensacional, pois é uma pessoa que teve a possibilidade de fazer uma entrada ao vivo como repórter e se predispôs a mandar uma mensagem agradecendo.”.
Formado em jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, Celso já trabalhou como locutor nas rádios Antena1 FM, 97FM, Capital Am e Gazeta AM, em São Paulo, e na Diário FM, de Ribeirão Preto.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
A ascensão do LinkedIn como principal plataforma de “Social Selling”
Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e… Continue Lendo
Aumento das crises climáticas: A necessidade de uma mídia crítica para o futuro do planeta
Em 2024 a temperatura máxima global ultrapassou o limite de 1.5 ºC, notícia que os especialistas consideraram alarmante. Mesmo sendo de conhecimento geral o fato de que o planeta… Continue Lendo
Dentre tantas blogueiras nichadas: Jornalismo de moda não é apenas saber falar sobre roupa
Hoje em dia o jornalismo ultrapassa barreiras que jamais ultrapassou na história de sua existência. Ele está tanto no papel, como na TV e no rádio, como em… Continue Lendo
Add comment