A forma como a Geração Z busca informações está mudando drasticamente. De acordo com uma pesquisa da YPulse, destacada pela CNN Brasil, apenas 46% dos jovens de 18 a 24 anos iniciam suas pesquisas no Google, enquanto 21% preferem o TikTok. Essa geração, nativa digital, valoriza conteúdos curtos, dinâmicos e visuais, o que reforça a necessidade de adaptação do jornalismo tradicional a novos formatos e plataformas.
Se conectar com a Geração Z, que prioriza autenticidade e rapidez, é um dos maiores desafios da mídia hoje. Pensando nisso, o curso Jornalismo com Credibilidade: como recuperar a audiência oferece ferramentas práticas para que jornalistas e comunicadores entendam e dialoguem com esse público em plataformas onde ele realmente está.
Por que o TikTok está ganhando espaço como ferramenta de busca?
A pesquisa revela que o TikTok atrai os jovens pela capacidade de oferecer respostas visuais e rápidas, alinhadas ao seu comportamento de consumo. Diferente de plataformas tradicionais, o TikTok permite explorar conteúdos curados por influenciadores e criadores com linguagem acessível, algo que a Geração Z prioriza.
Os jornalistas, por outro lado, precisam entender como transformar notícias confiáveis em formatos atrativos para essas novas plataformas. Aqui, o curso Jornalismo com Credibilidade se destaca ao ensinar:
- Como adaptar notícias para redes sociais como TikTok e Instagram;
- Estratégias de engajamento com públicos jovens;
- Técnicas de combate à desinformação em plataformas dinâmicas.
A Geração Z e a necessidade de credibilidade

Embora a Geração Z priorize o dinamismo do TikTok, ela também busca confiança e autenticidade nas informações. Isso cria uma oportunidade única para jornalistas que sabem aliar inovação com credibilidade. No curso, você aprenderá metodologias como o Trusting News, que ensina como construir confiança e estabelecer um diálogo transparente com o público.
Por que investir nesse curso?
O jornalismo do futuro é aquele que sabe dialogar com o presente. Não perca a chance de aprimorar suas habilidades e conectar-se com a Geração Z de forma relevante e autêntica.
Garanta sua vaga no curso Jornalismo com Credibilidade: como recuperar a audiência e esteja preparado para os desafios do cenário digital.
*Alline Dauroiz – é Jornalista e estrategista digital com 20 anos de experiência em grandes veículos, como Estadão e Rádio Eldorado. Criadora da consultoria A Dona do Conteúdo, é especialista em Criatividade (ESPM) e ajuda marcas e profissionais a comunicar suas ideias de forma autêntica e inovadora.
*Melissa Setubal – é Comunicóloga e especialista em criatividade e desenvolvimento humano, tem mais de 25 anos de experiência e atua como professora da pós-graduação em Criatividade, Experiências & Comunidades (ESPM). Possui sólida formação em comunicação estratégica e gestão para sustentabilidade.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment