O Fotojornalismo é um dos pilares essenciais do jornalismo e da comunicação visual, ajudando a contar e comprovar diferentes histórias, fatos e registar a realidade.
Foi no início da Primeira Guerra Mundial, na Alemanha, que os jornais sentiram a necessidade de mostrar para o mundo o que estava acontecendo na Europa entre 1920 e 1930, através da fotografia, e até hoje as revistas ilustradas alemãs, como Berliner Illustrierte e Münchener Illustrierte Presse, são consideradas o berço do Fotojornalismo moderno.
Desde a criação do jornal impresso, passando pela ascensão das revistas nos anos 80 e 90, até o domínio das redes sociais, a fotografia e o jornalismo sempre esteve presente na vida do ser humano e cada vez mais vem se tornando acessível e presente no nosso cotidiano.
Diferente da fotografia comum, o fotojornalismo tem como principal objetivo documentar momentos históricos, informar a população, agregar notícias e matérias e ajudar a compreender melhor o dia a dia das pessoas.
Referências no Brasil
Imagens, muitas vezes, falam mais do que palavras, já que chamam mais atenção e podem definir a percepção de acontecimentos históricos. Evandro Teixeira é um dos maiores exemplos de fotojornalista no Brasil.
Com apenas uma câmera em mão, ele registrou o período de repressão militar no Brasil e no Chile, além de inúmeros eventos marcantes como a morte de Pablo Neruda, evidenciando a força das imagens na construção da memória coletiva.
Atualmente, um dos maiores exemplos de fotojornalismo é Gabriela Biló, jornalista política que atua em um dos principais veículos de imprensa do país, a Folha de S. Paulo. Com apenas 36 anos, ela foi responsável pela cobertura de manifestações de rua, como o Movimento Passe Livre e registrar algumas das imagens mais marcantes e viralizadas da última década.
Curso de Fotojornalismo
Com o intuito de ensinar e aprimorar os conhecimentos de estudantes da área e quem gosta de fotografia, a Faculdade Cásper Líbero oferecerá o curso de Fotojornalismo, que será realizado nas instituições da faculdade de 10 a 14 de março.
As aulas serão ministradas pela professora Ana de Moraes, que atua no mercado de fotografia social e corporativa há mais de 23 anos. Com experiência no jornal diário do grande ABC, atualmente trabalha no Studio Photos Boutique (@photosboutique), além de atuar como freelancer para outras empresas.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment