
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo?
Diversidade e inclusão nas empresas
Segundo uma pesquisa sobre Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações, realizada pela Deloitte em 2023, sete em cada dez empresas já criaram áreas ou práticas dedicadas a DE&I. Dessa forma, esse movimento destaca como a forma de comunicar esses princípios influencia diretamente a marca empregadora, o que afeta a capacidade de atrair e reter talentos.
Reputação e percepção de marca no mercado
Hoje, a forma como uma empresa aborda diversidade e inclusão impacta diretamente sua reputação. Essas práticas moldam a percepção que a sociedade tem da empresa e influenciam o modo como colaboradores e candidatos a enxergam.
A comunicação eficaz desses valores — tanto para o público interno quanto externo — faz parte do conceito de Employer Branding, ou marca empregadora. Ou seja, trata-se de como a empresa é percebida como um bom lugar para trabalhar.
Inclusão como diferencial na atração de talentos
Organizações que valorizam a diversidade e promovem a inclusão tornam-se mais atrativas para profissionais qualificados, especialmente aqueles de grupos minorizados. Além disso, fomentam uma cultura de pertencimento, onde os colaboradores se sentem reconhecidos e motivados a contribuir para o crescimento da empresa.
Como a diversidade fortalece a marca empregadora
As práticas de diversidade e inclusão comunicam os valores, a cultura organizacional e a experiência de trabalho oferecida. Isso fortalece a marca no mercado e posiciona a empresa como um local desejado por profissionais em busca de oportunidades alinhadas aos seus valores.
Curso de Employer Branding da Cásper Líbero
Para quem deseja se aprofundar no conceito de marca empregadora e aprender a impulsionar a imagem da empresa no mercado, a Faculdade Cásper Líbero oferece o curso Employer Branding: Saiba como construir a marca da empresa junto ao empregado. As aulas serão remotas e ocorrerão entre os dias 21 e 24 de abril.
*Anelisa Furquim – Especialista em Comunicação Corporativa, possui mais de 16 anos de experiência em áreas como Employer Branding, Gestão de Crise e Estratégias Digitais. Atuou em empresas como AmBev e Duratex, é formada em Relações Públicas pela Unesp, mestre em Comunicação pela Cásper Líbero e tem MBA em Marketing pela FGV. Nos últimos seis anos, também lecionou Relações Públicas.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment