A trigésima edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que ocorrerá esse ano, acontecerá no Brasil. Assim, a mídia mundial voltará seus olhos às empresas brasileiras e às suas políticas de sustentabilidade.  

Maneiras que as empresas podem inovar com a nova visibilidade

 Com as crescentes mudanças climáticas que estão ocorrendo ao redor do mundo nos últimos anos, a mídia e a sociedade cobram cada vez mais um comprometimento sustentável, juntamente com um posicionamento consciente, das companhias.  

 Os recursos sustentáveis que podem ser adotados por uma empresa são diversos. Desde o uso de energia renovável, e a redução do consumo de recursos naturais, até a implantação de programas de conscientização ambiental para funcionários.  

 Ou seja, as vantagens de implementar tais práticas são diversas às instituições. Tal como a construção de um ambiente interno mais humanizado e consciente, até a uma melhor reputação em relação a outras empresas, a mídia e seus consumidores. Além disso, as empresas que propagam ações sustentáveis tendem a ter um desempenho financeiro maior, segundo uma pesquisa feita pela Global Reporting Initiative (GRI).

Como integrar sustentabilidade à comunicação corporativa?  

 O primeiro passo para uma integração entre sustentabilidade e comunicação corporativa é a implementação da agenda ESG. Ou seja, estratégia que uma empresa evidencia ao mercado seu comprometimento com a legislação e com práticas sustentáveis. Afinal, é a forma que ela será feita que demonstra a credibilidade e a seriedade de uma empresa com o mundo sustentável.  

 Porém, para a implementação da agenda ESG ao dia a dia corporativo de forma genuína, humanizada e transformadora, é importante que os profissionais de comunicação das empresas estejam bem treinados para assumirem esse papel.  

 Por tanto, se você busca alcançar uma comunicação humanizada, que implementa estratégias da agenda ESG dentro de suas práticas comunicacionais diárias, o curso Impacto da comunicação na agenda ESG, da Faculdade Cásper Líbero, é para você. 

Professoras do curso

*Thais Catucci – Relações Públicas, pós-graduada em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA-USP. Atua com comunicação corporativa, sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade. Thais é apaixonada por pessoas e culturas. Tem uma carreira de quase duas décadas entregando resultados de alta performance em comunicação corporativa, eventos e ESG. Atuou em diversos setores do mundo corporativo, incluindo saúde, indústria e seguros. Thais é formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Além disso, possui pós-graduação em Gestão de Comunicação e Marketing pela ECA-USP. 
Autora do livro: Comunicação para Transformar comunicação interna, ESG e propósito. Também é Co-autora do terceiro livro da série Relatos Selvagens na comunicação, ambos lançados em 2024. 

*Barbara Marques – Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e MBA em Comunicação e Marketing pela ECA-USP, atua há mais de cinco anos com Comunicação Interna e ESG. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e MBA em Comunicação e Marketing pela ECA-USP. Além disso, atua há mais de cinco anos com Comunicação Interna e ESG. Ao longo de sua carreira, passou por relevantes empresas dos setores financeiro e segurador. Como a atuação em planejamento estratégico, produção de conteúdo e execução de campanhas de comunicação interna, Diversidade, Equidade e Inclusão e Responsabilidade Social. Apaixonada por pessoas, por estudar e colocar em prática a construção de um mundo melhor. E foi esse o principal motivador que a inspirou a ser coautora do livro “Comunicar para transformar: comunicação interna, ESG e propósito”. Obra que apresenta conceitos e dicas práticas para a concretização da agenda ESG com o apoio essencial da Comunicação Interna.  

RELACIONADOS