Vivemos um tempo em que as empresas são cada vez mais cobradas a gerar valor, não apenas lucro. Valor para as pessoas, para o planeta e para a sociedade como um todo. Nesse cenário, o alinhamento entre ESG e comunicação interna torna-se essencial para garantir relevância e sustentabilidade a longo prazo.
Saiba mais sobre cultura organizacional sustentável.
1. Inteligência emocional e comunicação ESG
Mais do que uma competência comportamental, a inteligência emocional se tornou uma habilidade indispensável no ambiente corporativo. Reconhecer e lidar com emoções é o ponto de partida para transformar os espaços em que atuamos. Profissionais que veem propósito na pauta de ESG e comunicação interna têm maior engajamento e impacto.
2. Comunicação interna e engajamento ESG
Quando a comunicação toca o propósito das pessoas, ela mobiliza e transforma. Por isso, ela deve ir além do institucional. Uma estratégia interna bem executada pode inspirar colaboradores a se tornarem agentes de mudança, tanto dentro quanto fora da organização.
Veja dicas para o engajamento dos colaboradores em ESG.
3. Autenticidade e coerência no discurso ESG
“Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz.” Essa frase se aplica perfeitamente à jornada ESG. A comunicação precisa estar conectada à governança e garantir que haja alinhamento entre discurso e prática. Sem isso, ações correm o risco de serem percebidas como greenwashing.
Integrar ESG e comunicação interna no dia a dia das empresas é essencial para fortalecer a cultura organizacional e engajar as pessoas com propósito.
4. Pessoas no centro da transformação
A principal métrica de sucesso em sustentabilidade empresarial está no comportamento das pessoas. A cultura ESG se fortalece quando os valores ambientais, sociais e éticos se integram ao dia a dia, e a comunicação interna é o fio condutor desse processo.
5. Liderança como exemplo e motor da mudança
Líderes têm papel decisivo na consolidação de uma cultura mais consciente. O RH e os times de comunicação devem atuar juntos para preparar essas lideranças como multiplicadores de boas práticas. Nada inspira mais do que o exemplo.
Confira como desenvolver liderança responsável.
Curso: ESG e Comunicação Interna – Formação para profissionais conscientes
Essas e outras reflexões serão aprofundadas no curso “ESG e Comunicação Interna: por uma cultura mais consciente nas organizações“, na Faculdade Cásper Líbero. Um convite para profissionais da comunicação que desejam contribuir com organizações mais responsáveis, humanas e sustentáveis.
O alinhamento entre ESG e comunicação interna é tema central do curso, que oferece ferramentas práticas para transformar a cultura organizacional.
*Thais Catucci é Relações Públicas formada pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA-USP. Com quase 20 anos de experiência, atua em comunicação corporativa, sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade, com passagens por setores como saúde, indústria e seguros.
*Barbara Marques é jornalista pela Faculdade Cásper Líbero e MBA em Comunicação e Marketing pela ECA-USP. Atua há mais de cinco anos com Comunicação Interna e ESG em empresas do setor financeiro e segurador. É autora do livro “Comunicar para Transformar” e coautora de Relatos Selvagens na Comunicação (2024), com foco em estratégias de impacto social por meio da comunicação.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
A era do cancelamento não poupa ninguém: por que investir em media training
O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa… Continue Lendo
Por que algumas “publis” prendem mais a nossa atenção do que outras?
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações em massa 24 horas por dia, sete dias por semana. São notícias, vídeos e propagandas que acessamos facilmente pelas “telinhas”… Continue Lendo
A ascensão do LinkedIn como principal plataforma de “Social Selling”
Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e… Continue Lendo
Add comment