Conforme dados do DataReportal, no “Digital 2025: Brazil” plataforma que fornece informações e insights sobre o cenário digital, o Brasil atingiu a marca dos 144 milhões de usuários ativos em redes sociais em 2025. Demonstrando que as redes sociais têm alta e clara influência na vida das pessoas. Planejamento e a análise de dados são de extrema importância para profissionais que buscam se especializar em redes sociais.
A presença massiva dos brasileiros nas redes sociais
De acordo com o mesmo estudo, cerca de 56% da população acima dos 18 anos utiliza o TikTok, colocando o Brasil como o 3° país do mundo com mais acessos na plataforma, atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos. Além disso, os brasileiros passam em média mais de 9 horas por dia em frente às telas, sendo quase 3 horas dedicadas às redes sociais.
Por esse motivo, para criadores de conteúdo ou gerentes de marcas, é essencial compreender como utilizar os dados das redes para embasar decisões estratégicas. E é exatamente isso que o curso Planejamento e Dados em Mídias Sociais, da Faculdade Cásper Líbero, propõe ensinar.
Por que planejamento e dados são essenciais
Gerar impressões e engajamento é a alma das redes sociais. Para alcançar relevância nesse ambiente, é necessário ir além da criatividade: é preciso ter um planejamento sólido de conteúdo e, acima de tudo, saber ouvir e compreender sua audiência.
Essa prática é conhecida como social listening, e permite identificar tendências, ajustar estratégias e fortalecer o relacionamento com o público.
Como transformar dados em decisões estratégicas
Analisar os dados oferecidos pelas redes, como curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance e engajamento, é essencial. Dessa forma, é possível transformar números em decisões inteligentes e eficazes.
O curso da Faculdade Cásper Líbero oferece uma abordagem completa, ensinando como interpretar insights e usá-los de maneira prática para melhorar tanto perfis pessoais quanto o posicionamento de marcas.
Dados + Criatividade = Resultados Reais
Com uma leitura inteligente dos dados, você será capaz de melhorar sua performance nas redes, criar conteúdos mais relevantes e alcançar resultados mais expressivos. A união entre criatividade e análise é o caminho certo para quem busca sucesso no mundo digital, seja como influenciador, estrategista ou profissional de marketing.
*Gabriel Ishida é Diretor de Data Analytics na ALMAPBBDO, com mais de 14 anos em análise de dados. Passou por DP6, IBPAD, BETC Havas e Pernod Ricard. Professor na FAAP e Mackenzie. Consultor e especialista em Data Analytics, atualmente como Diretor de Data Analytics na ALMAPBBDO, uma das agências de publicidade mais premiadas do mundo. Trabalha desde 2010 com análise de dados e já trabalhou em consultorias (DP6, IBPAD), agências (BETC Havas) e anunciantes (Pernod Ricard). Também é professor na pós-graduação de marketing digital na FAAP e Mackenzie, além de produzir conteúdo semanalmente na sua próprio newsletter.
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