Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações em massa 24 horas por dia, sete dias por semana. São notícias, vídeos e propagandas que acessamos facilmente pelas “telinhas” dos nossos celulares. Mas você já se perguntou por que alguns conteúdos de redes sociais, como o Instagram, por exemplo, prendem muito mais a sua atenção do que outros?
A estratégia vem muito antes a produção
Nem sempre um conteúdo muito bem produzido vai surtir o efeito esperado. Às vezes, vídeos mais simples, sem muitas transições, ou informações demais, são os que mais prendem a atenção do público. Na verdade, tudo depende do seu objetivo com um certo conteúdo, e do público-alvo iminente.
Alguns falam que existe uma fórmula na forma de produzir conteúdo, e que o melhor captura a atenção de uma pessoa é o em formato de vídeo, mas pesquisas explicam isso melhor. Segundo estudos, o efeito que um estímulo visual em formato audiovisual surte no ser humano é pura ciência.
“Com uma boa narrativa em audiovisual, conseguimos ativar partes do cérebro que permite ao espectador transformar a história em suas próprias ideias e experiências. Esse efeito é chamado de acoplamento neural. Isso permite também que, em certa medida, quem assiste o mesmo conteúdo em vídeo experimenta uma atividade cerebral semelhante entre si e também um vínculo maior em relação ao emissor da mensagem”, segundo artigo do Meio&Mensagem.
Mas, claro, todo caso é particular e toda estratégia é única. Aí se dá a necessidade de uma boa preparação estratégica para cada conteúdo individual. Uma boa estratégia e produção de conteúdo consiste em, basicamente, criar um plano para desenvolver e distribuir materiais que atraiam e envolvam um público-alvo específico, com o objetivo de atingir certas metas.
Ou seja, o processo todo inclui uma série de etapas. Sendo algumas delas, identificar o público, definir objetivos claros, planejar o conteúdo em um calendário que faça sentido para o comunicador e/ou marca, otimizá-lo para SEO e medir e ajustar o desempenho do conteúdo para garantir relevância e eficácia.
Portanto, se você é um profissional de comunicação e marketing que deseja aprimorar suas estratégias, ou um criador de conteúdo que busca otimizar sua presença digital, o curso Estratégia e produção de conteúdo de marcas, da Faculdade Cásper Líbero é para você.
Professor do Curso
*Fernando M. Collaço – Especialista em Branding pela Northwestern University, Bacharel e Mestre pela Unicamp. Com +12 anos em Marketing e Branding e liderando equipes. Além disso, tem mais de 12 anos de experiência na criação e implementação de estratégias globais de Marketing e Branding, liderando times multidisciplinares nos setores de alimentação, tecnologia, entretenimento e educação. Especialista em Branding pela Northwestern University (Chicago), bacharel e mestre pela Unicamp e professor de cursos de pós-graduação.
RELACIONADOS
Menos confusão, mais clareza: o poder da boa redação nas empresas
Em 2024, a Traffyk, uma startup em Sydney, na Austrália, afirmou ter economizado mais de US$100 milhões por ano para uma grande empresa, ao reduzir a “poluição” de… Continue Lendo
A nova era do trabalho inteligente: o papel da IA nas organizações
No mundo contemporâneo, algo é certo: a Inteligência Artificial veio para revolucionar o mundo. E, quem ainda acha que é possível viver o seu dia a dia, principalmente… Continue Lendo
A era do cancelamento não poupa ninguém: por que investir em media training
O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa… Continue Lendo
Add comment