O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa um erro na internet ou diga algo ofensivo para então “cancelá-lo”. Em 2025, a sociedade não dá espaço para deslizes ou comentários preconceituosos. Mas, caso eles aconteçam, é necessária uma postura de reconhecimento e responsabilização por parte da pessoa “cancelada”.

Diversas vezes, porta-vozes de grandes empresas, e até influenciadores, se viram em situações em que era necessário um posicionamento público. E, em muitas dessas ocasiões, grandes figuras da mídia perderam os holofotes, e até seus cargos, por não possuírem a bagagem ou o preparo suficientes para lidar com tais situações.

Recentemente, o CEO da empresa Astronomer foi flagrado com uma funcionária da mesma companhia em um show do Coldplay, enquanto ambos eram casados. Como era de se esperar, a notícia tomou proporções globais, e a empresa acabou recebendo um tipo de visibilidade que não desejava.

A maneira como o, agora ex-CEO, lidou com a situação (por meio de um post de pronunciamento em seu LinkedIn) resultou em sua demissão. No entanto, se ele tivesse recebido um bom treinamento sobre como lidar com a mídia e situações de crise como essa, talvez o desfecho pudesse ter sido diferente.

O que compõe um bom media training

Por conta das redes sociais e da chamada “cultura da imediatidade”, em que as pessoas querem tudo para agora, os porta-vozes precisam estar sempre preparados. Muitas vezes, a empresa ou as pessoas envolvidas em uma crise não terão o tempo que imaginavam, e um pronunciamento será exigido com rapidez.

Além disso, um mau posicionamento por parte da empresa pode levar à perda de valor da marca e, consequentemente, de sua reputação perante a mídia e o público. No caso de um influenciador, isso pode significar a perda de trabalhos e até sua saída da mídia.

Um bom media training consiste em um treinamento voltado à preparação de pessoas, principalmente porta-vozes e influenciadores, para lidar com entrevistas, coletivas, aparições na mídia e nas redes sociais. Isso é ainda mais importante quando se trata de assuntos delicados, sobre os quais muitos comunicadores não têm domínio ou conhecimento suficiente, como racismo, homofobia, machismo e políticas climáticas.

Portanto, se você é uma pessoa que tem necessidade, ou interesse, em melhorar suas habilidades de comunicação com jornalistas, lidar com entrevistas e aparições na mídia de maneira mais eficaz e assertiva, ou é um profissional da comunicação, jornalismo e relações públicas, o curso Media training: como falar com a imprensa, da Faculdade Cásper Líbero, é para você.

Professora do Curso

*Neuza Serra – Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1981), é executiva de atendimento na agência MVL Comunicação. Em agosto de 2013, concluiu sua pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Especializada em gerenciamento de crise e Media training. É professora da Escola de Comunicação Corporativa do Comunique-se desde 2004. Em 2012, ministrou o curso de Negociações e Mediações em situações de Crise para alunos da pós-graduação da Assessoria de Comunicação da Universidade Potiguar. 

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