Considere a seguinte situação: uma tradicional hamburgueria quer fazer uma promoção de aniversário, mas não tem ideia de quais produtos o público se interessaria para ter esse desconto promocional. Apenas sabem os produtos que são mais pedidos e feedbacks ocasionais que os clientes dão.
Os donos resolvem perguntar diretamente para os clientes, mas isso gerou um trabalho manual grande para coletar e analisar os dados e eles possuem pouco tempo para fechar a ação promocional. É aqui que o monitoramento em mídias sociais pode ajudá-los.
O monitoramento é um trabalho de coleta e análise de menções em redes sociais. Quando você precisa descobrir o que o público fala sobre sua marca, produtos e concorrentes, você precisa fazer um trabalho de monitoramento. É possível descobrir se há mais menções positivas, negativas, quais produtos são mais falados, o que se fala sobre cada um, quais são os pontos fortes e fracos do seu concorrente e diversas outras análises.
O trabalho de monitoramento possibilita ter essa exploração porque é fundamentalmente qualitativo, ou seja, o valor da análise está no conteúdo das menções. No caso da hamburgueria, o trabalho de monitoramento conseguiria identificar quais produtos são mais falados e quais possuem mais avaliações positivas para eles terem dados para escolher os produtos da promoção. Vejamos outros casos de aplicação:
- uma marca de sabão em pó pode utilizar o monitoramento para descobrir os pontos fracos do produto e, assim, aperfeiçoar o produto;
- uma agência de viagens pode monitorar os destinos mais falados em cada época do ano para realizar promoções especiais;
- um restaurante pode monitorar suas avaliações e respondê-las para criar relacionamento com seus clientes;
- uma multinacional de bebidas pode buscar insumos sobre percepção de imagem dos consumidores sobre seus produtos para fazer campanhas mais assertivas.
São muitas possibilidades para todos os tipos de tamanho de negócio. E para realizar essa tarefa, basta ter ferramentas (gratuitas ou pagas) para coletar essas menções e um profissional capaz de extrair e analisar os dados para transformar em insights. Dentre as ferramentas disponíveis, as próprias redes sociais já disponibilizam as suas buscas gratuitamente. Se você digitar, por exemplo, #instafood na busca do Instagram, aparecerão todas as postagens e stories ativos que utilizaram essa hashtag. Já nas ferramentas pagas, temos soluções nacionais e internacionais, como Stilingue, Scup, Buzzmonitor, V-Tracker, Sprinklr, Sysomos e muitas outras.
Já para conseguir extrair insights dos dados coletados, o profissional precisa conhecer os métodos e técnicas para agrupar as menções e conseguir analisar de forma consistente.
Os resultados chegam, praticamente, em tempo real, pois as informações já dão insumos para uma tomada de decisão que pode mudar os rumos da comunicação e da campanha de marketing.
*Gabriel Ishida
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