Nos últimos anos, as empresas têm voltado os seus olhares, de maneira expressiva, para a gestão da inovação. Uma explicação para isso está na crise econômica que o Brasil vem enfrentando. Sendo assim, inovar se tornou praticamente uma obrigação para corporações que não querem ficar atrás no mercado.
Através dela, é possível solucionar problemas de qualquer tamanho com bastante eficiência e diferenciação. Colocá-la no centro da estratégia organizacional é importante a qualquer negócio. Não sabe como ela funciona ou de que modo aplicá-la na prática? É exatamente isso que vamos responder, a partir de agora.
Por que apostar na gestão da inovação é algo importante?
A gestão da inovação propõe mudanças nos processos e métodos de uma empresa. Isso muda uma série de coisas, tais como as tomadas de decisões, a aplicação dos recursos, os processos gerenciais, entre outros.
Um de seus papéis mais importantes é derrubar obstáculos ao surgimento, à implantação e à execução de ideias brilhantes. E quem aposta nela, colhe resultados surpreendentes!
Inovar não é apenas uma ideia criativa ou um investimento em recursos de última geração. Ela deve ser enxergada como um processo. Confira como é possível implantá-la, a partir de alguns passo:
#1. Dê prioridade ao assunto
A inovação deve fazer parte da estratégia organizacional e também direcionar esforços numa convergência entre tecnologias, comportamentos e objetivos do negócio. Só assim, ela será capaz de gerar bons resultados.
#2. O ambiente precisa ser favorável
Isso inclui o fato de que a empresa invista verba suficiente, que a diretoria deve incentivar e apoiar a inovação e que a cultura da inovação esteja incorporada no DNA da empresa.
#3. Colaboradores devem ser sensibilizados
Os colaboradores são os mais indicados para propor inovações na empresa, uma vez que eles conhecem muito bem seus próprios processos e trabalhos. Mas, para sensibilizá-los a abraçar a causa, é importante propor treinamentos e encontros criativos. Desta forma, vão exercer seus papéis de geradores de ideias e cocriadores em todas as etapas do processo de inovação.
#4. Torne a aprovação de ideias independente
Imagine que um de seus funcionários teve uma ótima sacada para resolver um processo na empresa. Ele apresenta para o seu superior, que por sua vez passa para um comitê, o qual irá enviar à diretoria. Se, em sua cabeça, passou aquela frase “mas qualquer um desiste de propor uma ideia desse jeito”, com certeza, também vai passar na cabeça do colaborador.
A maioria das ideias em programas de inovação pode ser implementada facilmente e com pouco ou nenhum investimento. O problema é que algumas empresas criam barreiras para que elas sejam colocadas em prática. A dica aqui é empoderar os líderes da organização e aprovar diretamente as ideias mais simples. Enviando para o Comitê de Inovação apenas as mais complexas, de maior impacto ou investimento necessário.
#5. Reconheça os esforços
Como as ideias inovadoras vêm das pessoas, nada é mais justo do que reconhecê-las por isso. Uma forma que envolve investimento é mostrar para toda a empresa os profissionais inovadores. Seja na newsletter ou no mural, apresente quem são e quais ideias sugeriram.
Uma outra forma interessante de recompensa é pela implantação de sistemas de pontuação e resgate de prêmios. A empresa concede pontos para os profissionais mais engajados e, depois, os mesmos podem trocá-los por prêmios, como eletrodomésticos ou viagens.
A gestão da inovação é um processo capaz de tirar a empresa da inércia e gerar novos produtos e soluções. No entanto, deve ser implementada com organização. Os resultados para quem a aplica, na prática, fazem uma enorme diferença em relação aos concorrentes.
Por Rogério Costa, head de Inovação Digital na MWB Inovação em Gestão
Gostou deste artigo? Então, clique aqui e conheça agora nossos cursos livres.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment