Atualmente, as mudanças no desenvolvimento de uma longevidade crescente, saudável e produtiva vem criando conflitos geracionais e não têm tido ainda reflexo nas leis trabalhistas. Com a proposta de explorar o contexto social e empresarial com foco nos desafios para organizações e lideranças, a Cásper Líbero irá promover a oficina Etarismo e Diversidade Geracional.

De acordo com a professora do curso, Virgine Fernandez, para inovar é importante projetar o futuro e aprender do passado. E os mais velhos têm muito a contribuir nessas duas frentes.

“Aos jovens são associados valores como inovação, flexibilidade, criatividade e tecnologia. Já os mais velhos teriam uma suposta rejeição ao digital, seriam pouco criativos e teriam menor capacidade de aprendizado. Esse tipo de preconceito relacionado à idade é chamado de “etarismo” ou ainda “idadismo” e pode ocorrer com qualquer faixa etária. Por exemplo, muitos julgam os jovens irresponsáveis, pouco confiáveis ou comprometidos com a organização. Trabalhar os vieses inconscientes ajuda a perceber o quanto eles estão errados e a diversidade geracional é um fator de riqueza e competitividade para a organização”, explica.

Pesquisa

A população brasileira está envelhecendo muito rapidamente, acentuando as questões do mix de gerações nas empresas. Segundo o IBGE, atualmente 25% da população brasileira tem mais de 50 anos (54 milhões, ou seja, o equivalente a toda população italiana). Até 2050, este número passará a ser 43% da população (aproximadamente 98 milhões de pessoas). Este tema é ainda pouco explorado pelas organizações.

De acordo com o IBGE, o número de pessoas na faixa acima dos 60 anos teve um aumento de 29,5% só entre 2012 e 2019. Em 2050, ano em que a expectativa de vida deve subir dos atuais 76,8 para 80 anos, o grupo acima dos 60 anos deve representar 30% dos brasileiros.

Segundo Fernandez as empresas têm muito a ganhar e aprender quando abrem portas para pessoas mais velhas “Elas são bem capacitadas, engajadas e acostumadas a entregar resultado. Muitas competências têm um ciclo bastante longo de aprendizado, como as competências emocionais, e elas tendem a ser mais desenvolvidas neste grupo de pessoas”.

“Os sêniors compartilham experiências de vida com os demais colaboradores, dão aconselhamento, costumam ser mais resilientes em momentos difíceis e são mais leais” finaliza a professora.

Oficina Etarismo e Diversidade Geracional

Data: 18/04/2022 (segunda-feira)

Horário: das 18h30 às 22h30

Local: Microsoft Teams (Online)

RELACIONADOS