A Comunicação para a cultura de paz é uma questão cada vez mais relevante para os comunicadores. Com o aumento da produção de conteúdo em diversas plataformas envolvendo impasses sociais e polarização, é necessário se aprofundar em como realizar uma Comunicação atrelada à paz.
Mestra em Comunicação para Fins Sociais pela Universidad de Valladolid, Bárbara Tomiatti conheceu a Comunicação para a cultura de paz à medida que se emergiu em sua pesquisa acadêmica.
“Eu vi que, na verdade, conhecer a Comunicação para a paz foi um processo de transbordar e entender que era algo que eu sempre quis fazer, só não sabia que tinha esse nome”, explica Bárbara.
A profissional aborda as seguintes vertentes para uma comunicação de Paz.
A paz interna
Primeiramente, é destacada a importância de traçar uma Comunicação não violenta consigo mesmo.
A paz com as pessoas ao nosso redor
Após trabalhar a paz interna, é relevante tratar as relações entre os seres humanos, ou seja, a paz no coletivo.
A paz sistêmica
Após entender a paz coletiva, chega-se a uma visão de paz sistêmica, isto é, aquela que conversa com o universo cultural e social.
Dicas para aplicar a comunicação para a cultura de paz
No contexto da Comunicação para a cultura de paz, Bárbara Tomiatti fala sobre a busca incessante pelo autoconhecimento.
“É muito importante entender o que faz sentido para mim e o que a minha intuição me aponta, o que conversa com a minha verdade e o que não”, a RP explica.
Além disso, estar sempre a procura conhecimento acadêmico, filosófico e transpessoal, aquele que expande o racional e abarca outros saberes, é essencial.
Também é preciso lembrar constantemente que é um caminho coletivo, já que pode ser comum se sentir sozinho e sem esperança, por conta das diversas problemáticas do dia a dia que o comunicador lida.
A dica da profissional é focar em uma problemática por vez e saber que qualquer atitude benéfica vai ajudar no processo.
Cursos Comunicação para a Cultura de Paz
A Faculdade Cásper Líbero abriu vagas para o curso livre Comunicação para a cultura de paz, ministrado pela especialista em Comunicação para a paz Bárbara Tomiatti Giancola, que acontece dia 27 de maio de 2023, das 9h às 16h.
As aulas trazem conceitos como comunicação não violenta, transformação de conflitos, programação neurolinguística, inteligência emocional e cooperação e empatia, além de dinâmicas integrativas.
A professora
Bárbara Tomiatti Giancola é diretora e fundadora da Comunica com Alma, um empreendimento social que apoia ações para a criação de projetos que promovam a cultura da paz, o desenvolvimento humano e a justiça social por meio da Comunicação.
Também é Doutoranda em Estudos Internacionais em Paz, Conflitos e Desenvolvimento pela Universitat Jaume I, Pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ São Paulo, Mestra em Comunicação com Fins Sociais pela Universidad de Valladolid e graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Fotojornalismo: a câmera como testemunha
O Fotojornalismo é um dos pilares essenciais do jornalismo e da comunicação visual, ajudando a contar e comprovar diferentes histórias, fatos e registar a realidade. Foi no início… Continue Lendo
Como CEOs e líderes se tornaram grandes comunicadores nas redes sociais
Nos últimos anos, muitos CEOs e grandes líderes empresariais deixaram de lado aquela imagem reservada e inacessível e passaram a ocupar um espaço de destaque nas redes sociais.… Continue Lendo
Add comment