Seja grande, pequeno, público ou privado, um evento sempre será algo relevante no meio da comunicação.
Porém, acompanhado dessa expressão e significância, vem a responsabilidade de se organizar um bom evento. Para isso, é preciso que o comunicador responsável pela sua organização, esteja ciente das regras e diretrizes que uma cerimônia carrega.
Para a relações públicas, professora e especialista em eventos, Andrea Nakane, a organização demanda atenção e seriedade, pois se trata de um veículo de comunicação muito significativo.
“Demanda muito zelo e responsabilidade em seu uso, é um dos mais importantes veículos de comunicação dirigida da atualidade. Sua organização é uma linguagem de comunicação específica, dirigida a grupos distintos”, exalta a professora.
Além disso, de acordo com a especialista, é necessário ter noção da responsabilidade de arquitetar um evento, mas é preciso que o comunicador também entenda e respeite os protocolos que uma cerimônia requer.
“O protocolo é essencial para o cerimonial complementando e constituindo-se do conjunto de normas para conduzir o evento; tais como a ordem geral de precedência e a formação da mesa de honra. É um planejamento que visa o melhor para o evento de forma organizada e limpa”
Em 2022, segundo a Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), o mercado de eventos cresceu em 400%, em relação a 2020, e chegou a movimentar cerca de 75,4 bilhões em consumo. Além de ter sido responsável por ser cerca de 4,32% do PIB nacional em 2022 e ter gerado mais de 2 milhões de empregos durante o ano.
Curso Cerimonial e Protocolo
O curso Cerimonial e Protocolo – Técnicas e Práticas, disponibilizado pela Faculdade Cásper Líbero, ocorrerá nos dias 19 e 26 de agosto (dois sábados), das 9h ás 16h – tendo uma hora de almoço.
As aulas buscam trazer as regras e normas que devem ser seguidas para se realizar e aprontar um evento, além de apresentar o planejamento estratégico por traz da organização.
A professora
Andrea Nakane é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e possui especialização em Educação do Ensino Superior, pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de ser mestre strictu sensu em Hospitalidade, pela própria Anhembi.
Possui experiência como docente acumulada em 23 anos de atuação no ensino superior, já integrando o corpo de professores de instituições como Centro Universitário da Cidade (RJ), da FGV(RJ), do SENAC(SP), Universidade Anhembi Morumbi e entre outras.
É Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – tendo sua tese focada no ambiente dos eventos de entretenimento ao vivo e construção e gestão de marcas – onde hoje leciona.
Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Menos confusão, mais clareza: o poder da boa redação nas empresas
Em 2024, a Traffyk, uma startup em Sydney, na Austrália, afirmou ter economizado mais de US$100 milhões por ano para uma grande empresa, ao reduzir a “poluição” de… Continue Lendo
A nova era do trabalho inteligente: o papel da IA nas organizações
No mundo contemporâneo, algo é certo: a Inteligência Artificial veio para revolucionar o mundo. E, quem ainda acha que é possível viver o seu dia a dia, principalmente… Continue Lendo
A era do cancelamento não poupa ninguém: por que investir em media training
O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa… Continue Lendo
Add comment