A cultura digital trouxe uma realidade em que temos uma produção de dados em volume e diversidade cada vez maior. Dessa forma, é preciso que os comunicadores no saibam interpretar esses dados, para enfim informar seus públicos de maneira adequada e correta.
Taís Seibt, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, define que o jornalismo de dados é uma especialidade dentro do jornalismo, em que reportagens são produzidas a partir de investigações em bases de dados. Além disso, é uma técnica de apuração jornalística que pode ser acionada de forma complementar em outros tipos de investigação.
De acordo com a especialista, é necessário pensar a estatística como ferramenta para realizar boas perguntas e questionamentos:
“O diferencial do jornalista é justamente dar contexto aos dados e apresentar o que as estatísticas representam na vida real.”
Para Taís, um bom trabalho de investigação com base em dados parte de uma boa pergunta norteadora, que irá guiar a busca de bases de dados, sua preparação para análise e, por fim, a análise propriamente dita e a apresentação dos dados.
Curso de Jornalismo de Dados
O curso livre Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas, lançado pela Faculdade Cásper Líbero,ocorre nos dias 04 e 06 de julho de 2023, das 19h00 às 22h00.
Ministrado pela jornalista Taís Seibt, o curso apresenta uma visão geral do fluxo de trabalho com dados, investigação baseada em hipóteses, mapa de contexto, Lei de Acesso à Informação, o básico de análise de planilhas, entre outros.
A professora
Taís Seibt, Doutora em Comunicação pela UFRGS, é Jornalista na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP.
É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP). Além disso, foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados, da Agência Pública, nas eleições 2018.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment