A cultura digital trouxe uma realidade em que temos uma produção de dados em volume e diversidade cada vez maior. Dessa forma, é preciso que os comunicadores no saibam interpretar esses dados, para enfim informar seus públicos de maneira adequada e correta.
Taís Seibt, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, define que o jornalismo de dados é uma especialidade dentro do jornalismo, em que reportagens são produzidas a partir de investigações em bases de dados. Além disso, é uma técnica de apuração jornalística que pode ser acionada de forma complementar em outros tipos de investigação.
De acordo com a especialista, é necessário pensar a estatística como ferramenta para realizar boas perguntas e questionamentos:
“O diferencial do jornalista é justamente dar contexto aos dados e apresentar o que as estatísticas representam na vida real.”
Para Taís, um bom trabalho de investigação com base em dados parte de uma boa pergunta norteadora, que irá guiar a busca de bases de dados, sua preparação para análise e, por fim, a análise propriamente dita e a apresentação dos dados.
Curso de Jornalismo de Dados
O curso livre Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas, lançado pela Faculdade Cásper Líbero,ocorre nos dias 04 e 06 de julho de 2023, das 19h00 às 22h00.
Ministrado pela jornalista Taís Seibt, o curso apresenta uma visão geral do fluxo de trabalho com dados, investigação baseada em hipóteses, mapa de contexto, Lei de Acesso à Informação, o básico de análise de planilhas, entre outros.
A professora
Taís Seibt, Doutora em Comunicação pela UFRGS, é Jornalista na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP.
É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP). Além disso, foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados, da Agência Pública, nas eleições 2018.
Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
A era do cancelamento não poupa ninguém: por que investir em media training
O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa… Continue Lendo
Por que algumas “publis” prendem mais a nossa atenção do que outras?
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações em massa 24 horas por dia, sete dias por semana. São notícias, vídeos e propagandas que acessamos facilmente pelas “telinhas”… Continue Lendo
A ascensão do LinkedIn como principal plataforma de “Social Selling”
Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e… Continue Lendo
Add comment