Apresentador e narrador do programa da equipe de Esportes da TV Gazeta, o jornalista Celso Cardoso ministra, há mais de 15 anos, o curso livre Locução para telejornalismo, módulo básico e avançado, na Faculdade Cásper Líbero.

Dinâmico, o curso oferece exercícios práticos baseados na leitura de textos noticiosos, com apoio do teleprompter, para a produção de um telejornal. Durante as atividades, a leitura de cabeças de matérias e o off vivo são destacados. “A ideia é preparar os alunos da melhor maneira possível para que possam ser absorvidos pelo mercado. Sou rigoroso, tecnicamente falando. Não sossego enquanto não tiro o melhor de cada um quando vejo que há essa possibilidade”, afirma Celso Cardoso.

Ministrado desde 2003 na Cásper Líbero, os cursos de locução (módulos básico e avançado) são realizados duas vezes por ano. De acordo com Celso, as aulas são práticas e priorizam o desenvolvimento pessoal de cada participante. “Costumo focar nas questões da valorização da intenção do texto, de compreensão da notícia, de musicalidade na emissão da voz.”, explica.

Para o módulo avançado, Celso organiza os participantes em dupla para que apresentem um telejornal como se fosse ao vivo: “É como se fosse a gravação de um piloto”, explica. Ele conta que muitos de seus alunos conseguiram entrar para o meio televisivo: “Fiquei muito marcado por uma aluna que participou do curso, trabalha na TV Globo, e a primeira vez que fez um link mandou mensagem agradecendo pelas dicas que passei durante as aulas. Achei sensacional, pois é uma pessoa que teve a possibilidade de fazer uma entrada ao vivo como repórter e se predispôs a mandar uma mensagem agradecendo.”.

Formado em jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, Celso já trabalhou como locutor nas rádios Antena1 FM, 97FM, Capital Am e Gazeta AM, em São Paulo, e na Diário FM, de Ribeirão Preto.

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.