A indústria da moda movimenta a economia, manifesta e é impactada pela cultura e se relaciona diretamente com diversos tipos de comunicação. De acordo com dados atualizados em 2023 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), o Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, desde a produção das fibras até os desfiles de moda.

Para trabalhar com jornalismo de moda, é necessário observar a sociedade e traduzir os comportamentos sociais que estão a nossa volta.

É o que diz a jornalista Andreia Meneguete, especialista em Fashion Business & Brand Management pelo Instituto Marangoni de Londres. De acordo com ela, ser jornalista é entender de tudo um pouco para identificar o que impacta a moda em sentido amplo.

“O jornalismo de moda não se trata apenas de informar o que será vestido nas próximas estações do ano, assistir a desfiles ou saber a cor tendência da nova estação. É muito mais do que isso, é sobre sociedade e suas manifestações”, ela explica.

Além disso, como em qualquer setor do jornalismo, a boa prática das técnicas de apuração e texto é indispensável no jornalismo de moda.

Curso Jornalismo de Moda

O curso “Jornalismo de Moda – Da pauta ao texto jornalístico”, oferecido pela Faculdade Cásper Líbero, ocorre nos dias 21, 23, 28 e 30 de agosto de 2023, das 19h30 às 22h30.

As aulas vão apresentar técnicas do jornalismo de moda, análise de revistas de moda no mercado, como realizar cobertura de uma semana de moda e como identificar o target de revistas.

A professora

A jornalista Andreia Meneguete é especialista em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão da Moda (USP); e Branding (Business School São Paulo), com especialização em Fashion Business & Brand Management pelo Instituto Marangoni de Londres.

Com 18 anos de experiência no segmento de comunicação, é gerente de Comunicação e Marketing na marca premium Soleah e founder da agência IAM Inteligência em Moda e professora na FAAP, IED e ESPM.

Já atuou como jornalista freelancer da Vogue Brasil, marketing do estilista Ricardo Almeida, coordenadora de marketing digital na Vivara, coordenadora de planejamento de branding na INPRESS para O Boticário, consultora de comunicação estratégica na Editora Trip para Natura e editora de beleza da revista Glamour. 

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS