O trabalho de Assessoria de Imprensa é realizado por um profissional da área de comunicação e tem como objetivo construir um relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação, para divulgar ações e posicionamentos de empresas, artistas, esportistas, entre outros. Por isso, praticamente todas as áreas precisam de Assessoria de Imprensa para a construção de sua imagem e reputação.
Para a jornalista especialista em gerenciamento de crise e media training, Neuza Serra, o bom relacionamento com a imprensa é fundamental e é construído ao levar para o jornalista um conteúdo de qualidade e um porta-voz que saiba transmitir as suas mensagens. Além disso, entender como funciona o jornalismo é essencial para o trabalho de Assessoria:
“Na hora da divulgação, temos de entender o que é notícia. Para fazer um release é preciso produzir um texto bem escrito e que também seja uma notícia. Os princípios do jornalismo se aplicam o tempo todo no trabalho de Assessoria”, exemplifica Neuza.
O profissional de Assessoria de Imprensa é responsável pela organização da comunicação de seu cliente com os públicos de interesse e de que maneira se dará a divulgação, além de construir o planejamento estratégico e intermediar ações de relacionamento com a imprensa.
“O Planejamento é uma bússola para o assessor e para o cliente. Nesse planejamento estão todas as estratégias e os passos para divulgação do meu cliente. É importante para organizar o nosso cotidiano e para acompanhar e mensurar nossas ações”, a jornalista explica.
Curso Assessoria de Imprensa
O curso “Assessoria de Imprensa – Planejamento e Técnicas de Atendimento”, oferecido pela Faculdade Cásper Líbero, ocorre de 2 a 6 de outubro de 2023, das 19h00 às 22h00.
Ministrado pela jornalista Neuza Serra, o curso irá abordar funções e atividades do gestor de comunicação, aplicabilidades sobre imagem, reputação e marca, mapeamento de stakeholders, elaboração de diagnóstico e prognóstico, entre outros conceitos.
“O curso apresenta conceitos sobre Assessoria de Imprensa, mas traz práticas, como construção do Planejamento, que irá permitir que o profissional tenha uma visão e uma organização mais assertiva do seu trabalho de relacionamento com a mídia”, explica a professora.
A professora
Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Neuza Serra é executiva de atendimento na agência MVL Comunicação.
Com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo é especializada em gerenciamento de crise e media training. Atua como professora da Escola de Comunicação Corporativa do Comunique-se desde 2004.
Além disso, ministrou, em 2012, o curso de Negociações e Mediações em situações de Crise para alunos da pós-graduação da Assessoria de Comunicação da Universidade Potiguar.
RELACIONADOS
Por que diversidade e inclusão impactam a marca empregadora?
Diversidade e inclusão são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável. No entanto, por que esses temas têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente… Continue Lendo
Uso da Inteligência Artificial na comunicação corporativa
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para… Continue Lendo
Como a restrição de celulares nas escolas reforça a importância da cultura de paz
O uso de celulares nas escolas tem sido um tema de debate no Brasil e no mundo. Com a recente lei que restringe o uso de dispositivos móveis… Continue Lendo
Add comment