O trabalho de Assessoria de Imprensa é realizado por um profissional da área de comunicação e tem como objetivo construir um relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação, para divulgar ações e posicionamentos de empresas, artistas, esportistas, entre outros. Por isso, praticamente todas as áreas precisam de Assessoria de Imprensa para a construção de sua imagem e reputação.

Para a jornalista especialista em gerenciamento de crise e media training, Neuza Serra, o bom relacionamento com a imprensa é fundamental e é construído ao levar para o jornalista um conteúdo de qualidade e um porta-voz que saiba transmitir as suas mensagens. Além disso, entender como funciona o jornalismo é essencial para o trabalho de Assessoria:

“Na hora da divulgação, temos de entender o que é notícia. Para fazer um release é preciso produzir um texto bem escrito e que também seja uma notícia. Os princípios do jornalismo se aplicam o tempo todo no trabalho de Assessoria”, exemplifica Neuza.

O profissional de Assessoria de Imprensa é responsável pela organização da comunicação de seu cliente com os públicos de interesse e de que maneira se dará a divulgação, além de construir o planejamento estratégico e intermediar ações de relacionamento com a imprensa.

“O Planejamento é uma bússola para o assessor e para o cliente. Nesse planejamento estão todas as estratégias e os passos para divulgação do meu cliente. É importante para organizar o nosso cotidiano e para acompanhar e mensurar nossas ações”, a jornalista explica.

Curso Assessoria de Imprensa

O curso “Assessoria de Imprensa – Planejamento e Técnicas de Atendimento”, oferecido pela Faculdade Cásper Líbero, ocorre de 2 a 6 de outubro de 2023, das 19h00 às 22h00.

Ministrado pela jornalista Neuza Serra, o curso irá abordar funções e atividades do gestor de comunicação, aplicabilidades sobre imagem, reputação e marca, mapeamento de stakeholders, elaboração de diagnóstico e prognóstico, entre outros conceitos.

“O curso apresenta conceitos sobre Assessoria de Imprensa, mas traz práticas, como construção do Planejamento, que irá permitir que o profissional tenha uma visão e uma organização mais assertiva do seu trabalho de relacionamento com a mídia”, explica a professora.

A professora

Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Neuza Serra é executiva de atendimento na agência MVL Comunicação.

Com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo é especializada em gerenciamento de crise e media training. Atua como professora da Escola de Comunicação Corporativa do Comunique-se desde 2004.

Além disso, ministrou, em 2012, o curso de Negociações e Mediações em situações de Crise para alunos da pós-graduação da Assessoria de Comunicação da Universidade Potiguar.

RELACIONADOS