Os Esportes Eletrônicos, conhecidos como esports, são competições de videogames, como o Worlds de League of Legends, os Majors de CS:GO, o Six Invitational de Rainbow Six Siege, o The International de Dota 2, Free Fire, entre outros.

A partir dos anos 2000, a modalidade começou a acontecer de maneira organizada. Por conta disso, ainda existem muitas discussões sobre essa modalidade ser ou não considerada um esporte.

Repórter do MGG Brasilsite voltado para a comunidade de gamers Beatriz Coutinho, falou sobre o tema:

“Atualmente, os esports são uma atividade que possui uma série de características esportivas, mas que não é necessariamente um esporte, especificamente por estarem atreladas a empresas que possuem direitos autorais sobre seus games – diferentemente do que acontece com esportes tradicionais, por exemplo.”

Por ser muito recente, a cobertura jornalística de esportes eletrônicos necessita de mais atenção na sua profissionalização e, consequentemente, na sua conduta.

Formada pela Faculdade Cásper Líbero, a jornalista considera como principais práticas para uma boa cobertura de esports o compromisso ético e uma boa apuração da pauta, como em qualquer prática jornalística. Também é de extrema relevância analisar o meio dos esports de forma crítica e com distanciamento, reconhecendo seus problemas e pontos a melhorar.

Curso de Jornalismo de Esportes Eletrônicos

O curso de Jornalismo de Esportes Eletrônicos ocorre dos dias 23 a 27 de outubro de 2023, das 19h às 22h.

Ministradas por Beatriz Coutinho, as aulas vão abordar a cobertura jornalística dos esports no dia a dia, pautas emergentes nesse setor, SEO, gerenciamento de carreira, entre outros temas.

“O cenário de esports carece de cursos especializados nas diversas profissões que fazem com que ele aconteça todos os dias e o jornalismo é uma delas. Aprimorando-se no tema, os alunos podem realizar uma melhor cobertura jornalística do meio, ganhando autoridade e conhecendo práticas e ferramentas que tornam seu trabalho mais eficaz”, ela explica sobre o curso.

A professora

Beatriz Coutinho, Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, é repórter do MGG Brasil e tem passagem no IGN Brasil. Além disso, foi jurada do Prêmio Esports Brasil 2020 nas categorias Outras Modalidades e Melhor Organização.

A repórter já cobriu grandes eventos nacionais e internacionais como: Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), Pro League de Rainbow Six Siege, Brasil Game Show, Comic Con Experience, entre outros.