Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem revolucionado diferentes áreas, e a comunicação corporativa não ficou de fora. Muitos, comumente já utilizam os mecanismos baseados em IA para otimizar processos, analisar dados e fortalecer o engajamento. Mas afinal, como usar essa tecnologia de forma estratégica dentro das empresas? 

A resposta está na combinação do uso da IA com técnicas de storytelling. Assim como um bom roteiro pode definir o sucesso de um programa de TV, a Inteligência Artificial pode facilitar e melhorar a forma com que uma empresa se comunica internamente, possibilitando uma experiência mais envolvente e prazerosa para os colaboradores.

Uma nova era para a comunicação interna

Um ótimo exemplo seria um ambiente onde as mensagens enviadas aos colaboradores sejam personalizadas e adaptadas ao seu perfil. Fornecendo, então, informações que realmente são relevantes para a sua rotina. É aí que a Inteligência Artificial aparece, possibilitando essa adequação por meio de mecanismos que identificam as preferências e o tom mais adequado para cada setor, por exemplo. Assim, proporcionando uma comunicação interna mais eficiente e assertiva.

Porém, é nesse momento que surge um problema. A tecnologia, por si só, não basta. Para que as mensagens realmente façam sentido e formem conexões com os colaboradores são necessárias histórias envolventes. Nesse cenário o storytelling aplicado às demandas comunicação interna é indispensável. Ele transforma dados, informações corporativas e mensagens superficiais em narrativas inspiradoras, fazendo com que as empresas fortaleçam a cultura organizacional e engajem seus colaboradores. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Comunicação revelou que 75% dos colaboradores afirmam que uma boa história corporativa contribui para uma cultura organizacional saudável. 

Aprenda a usar o storytelling na comunicação corporativa

Pensando nesse contexto, a Faculdade Cásper Líbero desenvolveu o curso de Storytelling aplicado às demandas da comunicação interna. O principal objetivo é capacitar os profissionais a aplicarem técnicas de narrativa de forma estratégica, valorizando histórias que importam tanto para a empresa quanto para as pessoas e permitindo o estabelecimento de vínculos mais fortes com seus colaboradores. 

Neste curso você aprenderá: 

  • O papel do storytelling dentro das empresas; 
  • Diferença de público e abordagens; 
  • Construção de narrativa na prática; 
  • Criação de campanhas que gerem engajamento. 

Se você é um profissional de marketing, atua em comunicação interna, RH, relações públicas ou lidera uma equipe e busca transformar a maneira com que a sua empresa se comunica com os colaboradores, essa é a oportunidade ideal para aprimorar as suas habilidades. Inscreva-se no curso de Storytelling aplicado às demandas da comunicação interna.

*Gustavo Teitelbaum – Formado em Comunicação Social pela PUCRS, com MBA na FGV EAESP e cursos de especialização em Empreendedorismo na Universidade de Babson/US e Tecnologia Criativa pela Miami Ad School Brasil. Depois de ser Redator em grandes agências de publicidade na região Sul, está na LUKSO desde 2015, onde hoje é Sócio e Líder de Criação e Operações, fazendo a gestão de projetos para clientes como Heineken, Disney, Facebook, PepsiCo, entre outros.

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS