Para qualquer área do Jornalismo, algumas técnicas são fundamentais para preservar a informação. Mas, o quando o quesito é saúde, a responsabilidade é maior ainda, pois o tema exige atenção aos detalhes que serão publicados

Seja para dar uma notícia de algum caso isolado ou até de uma pandemia mundial, como foi o coronavírus, ela sempre será algo relevante e significativa para a sociedade. Dessa forma, tratar a uma notícia com essa magnitude não é uma tarefa simples.

A jornalista, professora e doutoranda no programa de Saúde Baseada em Evidências na UNIFESP, Tatiana Ferraz exalta que falar sobre medicina não é algo fácil, mas é essencial e tem uma grande importância no meio que vivemos.

“Falar sobre medicina tem uma importância fundamental: a partir dos textos jornalísticos sobre saúde é que a população se baseia para tomar atitudes com relação a doenças, vacinas, prevenção”, explica a professora.

Além disso, segundo Tatiana, é necessário entender a forma de escrever sobre medicina. Entender termos, ter pensamento crítico, perceber a seriedade e a profundidade de uma pesquisa e ter noção de ética são pontos fundamentais na hora de escrever uma matéria deste tema. Ela comenta:

É importante ter noções aplicadas para os profissionais de comunicação para que possam ter maior conhecimento sobre pesquisas científicas em saúde e aí aprenderem a fazer um texto melhor e mais explicativo. Além de desenvolverem noção de ética médica para não cometerem erros nos seus textos”.

Em 2021, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienn, chegou a considerar a desinformação como uma das mais sérias ameaças à saúde pública.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford (2023), revelou que mais de 85% dos sites de grupos que propagam fakenews e desinformação sobre saúde realizam alguma tentativa de obter dinheiro de seus usuários, usando principalmente a raiva e a traição como argumentos para sensibilizar potenciais colaboradores.

Curso Medicina e Jornalismo

O curso Medicina e Jornalismo: Como escrever sobre saúde com informação de qualidade disponibilizado pela Faculdade Cásper Líbero, será realizado dia 29 de julho (Sábado), das 8h30 às 17h30 – tendo uma 1h de almoço.

As aulas buscam trazer uma melhora no senso crítico dos alunos em relação às notícias sobre saúde e explicar como perceber a seriedade e a profundidade de uma pesquisa científica.

A professora

Tatiana Ferraz, formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, tem experiência de 25 anos como repórter, apresentadora e editora nas empresas Rádio jovem Pan, Rádio Eldorado, Rádio e TV Cultura, TV Record, SBT, Rádio Estadão e Grupo Bandeirantes de Comunicação.

É colaboradora do Centro Cochrane Brazil, além de Mestre em Comunicação na contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e Doutoranda do programa de Saúde Baseada em Evidências na UNIFESP.

Atualmente é âncora e apresentadora da Rádio Estadão de São Paulo e narradora de programas do Canal Discovery. Leciona Radiojornalismo e Telejornalismo no Curso de Jornalismo da Cásper Líbero.