O social media training é o treinamento midiático que tem como base a lógica comunicacional inaugurada pelas plataformas de redes sociais na internet.

Neste ambiente, além das relações entre os próprios usuários, aspectos não humanos, como os algoritmos, também estão impregnados por toda sua estrutura. Instagram, Youtube LinkedIn, Facebook, Twitter e do próprio aplicativo WhatsApp são alguns exemplos.

O social media training está ancorado no conceituado media training, treinamento midiático que passa por tópicos como trajes, linguagem corporal, discurso, ambiente, além de recomendações no relacionamento com a imprensa, como revistas, jornais, TVs e rádio.  O media training ainda é muito utilizada por lideranças políticas, empresariais, atletas e celebridades.

Levando em consideração que boa parte de nossas conversas passam por uma plataforma de áudio, vídeo ou texto, os perigos da exposição torna-se determinante para trabalharmos a reputação nas redes sociais.  Se antes trabalhávamos o media training apenas as lideranças, hoje, este novo ambiente midiático, permite a comunicação direta entre todos os públicos. 

Site Tecmundo

Essas relações têm chamado atenção das empresas, principalmente pelas crises organizacionais que tiveram como origem publicações feitas por colaboradores nas redes sociais.  Por outro lado, trabalhadores estão perdendo o emprego devido a conduta inadequada no ambiente online.  O simples ato de curtir publicações ofensivas à empresa em que trabalha é motivo para demissão por justa causa.

63% dos funcionários preferem trabalhar para um líder conectado

Um outro indicador, agora positivo, é a participação das lideranças neste ambiente. Segundo pesquisa Brunswick (2020), 63% dos funcionários preferem trabalhar para um líder conectado.

LinkedIn

Por ser uma plataforma voltada para o uso profissional, o LinkedIn é unanimidade entre os executivos quando o assunto é rede social. Hoje, segundo o próprio LinkedIn, mais de 750 milhões de usuários estão presentes na plataforma. Além dos números expressivos, ele evoluiu de um banco de currículos para um espaço para publicar vídeos, imagens e textos, além de ser um excelente espaço para promover o networking.

* Ricardo Nóbrega
é professor do curso Social Media Training na Cásper Líbero

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS