Oficina na Cásper ajuda a promover diversidade LGBTQIA+ nas empresas

No dia 21 de março, uma segunda-feira, a Faculdade Cásper Líbero irá promover a Oficina: Diversidade Sexual e de Gênero. A aula faz parte da formação em Diversidade nas Organizações, que os alunos podem cursar de forma independente ou optar pelo programa completo.

De acordo com Maíra Andrade que, além de professora da oficina, é Farmacêutica e Bioquímica com pós-graduação em Design Estratégico e Inovação, é dever do gestor ou líder estar atento aos seus próprios comportamentos e à dinâmica do seu time para garantir de fato a inclusão.

“Quando falo de inclusão, quero dizer, como que eu, uma líder, garanto que as pessoas que fazem parte da minha equipe têm o mínimo para que possam desempenhar seu melhor dentro da empresa? Pode ser que algumas pessoas precisem de alguma adaptação de acessibilidade. A valorização da inclusão é uma habilidade que todas as lideranças serão cobradas a desenvolver”, explica a professora.

Ainda segundo Andrade, muitas pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, infelizmente, optam por esconder a sexualidade como um mecanismo de defesa, pois enquanto as empresas não criarem espaços seguros para que todos possam crescer e ser quem realmente são, elas estarão perdendo, e muito.

“Para que de fato pessoas LGBTQIA+ se sintam mais incluídas, além do respeito, que é o mínimo, elas precisam se ver representadas na empresa, em todos os níveis hierárquicos. Elas precisam ganhar confiança no espaço que ocupam para realmente serem quem são”, relata.

Pesquisa

De acordo com o levantamento feito pela Center for Talent Innovation, no ano de 2019, 61% dos funcionários LGBTQIA+ no Brasil optam por esconder sua sexualidade de colegas e gestores. Com isso, o objetivo da oficina é abordar e capacitar os estudantes a reconhecerem as principais questões relacionadas à diversidade LGBTQIA+ nas organizações, de forma a assegurar uma atuação que vise promover equidade, a partir de iniciativas bem estruturadas.

O mercado de trabalho vem cobrando que as empresas compreendam a sua responsabilidade para com a inclusão, respeitar as diferenças, entender que o hegemônico não necessariamente é o melhor e que a diversidade pode ser sua maior fortaleza. De acordo com estudos da McKinsey, empresas que apresentam diversidade de gênero possuem 25% mais chance de performarem bem do que empresas que não apresentam.

Porém, não é apenas a diversidade que vai garantir esse maior desempenho, a inclusão necessita ser implementada, tanto na perspectiva organizacional, quanto individual. É a inclusão que vai fazer com que um colaborador se sinta confortável para trazer sua contribuição, que ela seja aceita pelo time e, finalmente, implementada com o devido valor e engajamento.

Oficina Diversidade Sexual e de Gênero
Data: 21/03/2022 (segunda-feira)
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Microsoft Teams (Online)