No final de 2019, a revista Super Interessante tratou de algo que fazemos muito, mas poucos conseguem cumprir: sim, as resoluções de ano novo. Vale ler a matéria, mas, segue o dilema em 3 atos: 1) Muitos brasileiros fazem resoluções de ano novo, 2) Muitas dessas resoluções são relacionadas ao trabalho/carreira e 3) Chega fevereiro e muita gente desiste do plano.
Que maneira péssima de abrir uma conversa. Como a gente sai dessa?
Para contermos esse ciclo de desistência, devemos considerar que o cumprimento de uma meta de evolução na carreira está fortemente associado a um melhor entendimento do tipo de talento que o mercado tem demandado. Promessas sussurradas enquanto pulamos as ondinhas, só terão nosso próprio engajamento, real e oficial, quando sentirmos que temos uma chance concreta dela se efetivar.
A ideia é que sejamos mais catalisadores de oportunidades, operando menos no regime “broadcasting”, afinal, apenas anunciar ao mundo nossas qualidades, seja no currículo ou no LinkedIn, não trará automaticamente a oportunidade amada em 3 dias. Movimentar-se é preciso.
Com projetos, em especial na área de comunicação, cada vez mais multi, inter e transdisciplinares, a demanda de talentos nessa indústria tem sido pautada pelos tão desejados perfis híbridos. Pessoas que naveguem bem entre o estratégico e operacional, profissionais versáteis que tenham uma compreensão sistêmica de seu papel nas empresas.
Vamos dar um exemplo: um profissional que desenvolva conteúdos para marcas. Muitas vezes, a ideia mais comum é associar essa posição a alguém que escreva bem. No entanto, com as demandas de indexação no Google e engajamento nas redes sociais, surgem outras necessidades tão importantes quando uma boa redação. Estar por dentro da matemática do SEO e produzir roteiros criativos para vídeos e podcasts já fazem parte do “escrever bem”.
Outro exemplo bem atual: o profissional dedicado ao relacionamento com influenciadores. Em um contexto onde influenciador pode ser um colunista do jornal, um popstar fashion digital ou o dono do bar da esquina e relacionamento pode ser uma presença vip ou um contato de WhatsApp, ser íntimo da lista dos top 10 digital influencers, pode, muitas vezes, não significar muita coisa. A maneira como se estrutura os dados de um mailing pode ser tão importante quanto o contato em si.
Não se trata de uma aniquilação das especialidades, mas de não nos escondermos atrás delas. Zagueiros seguem na defesa e atacantes na área adversária, mas fazer gol e não deixar que o oponente o faça é, e sempre será, uma tarefa do time todo. Trazendo para a comunicação, no brainstorming nosso de cada dia, muitos insights fundamentais têm surgido de pessoas que trazem consigo uma colisão de competências. O gol que agências, departamentos de marketing e comunicação, veículos, produtoras, consultorias, entre outros, precisam fazer depende disso.
O momento é favorável para desenvolvermos esse hibridismo. Com a profusão de cursos rápidos, presenciais ou digitais, oferecidos por universidades de todas as regiões do globo, podemos testar áreas novas e ampliarmos nossa visão de mundo, criando um olhar mais plural, algo tão necessário para esse contexto complexo, desafiador e instigante que o mercado vive hoje.
Fábio Siqueira é sócio da Talquimy e responsável pelo curso livre de Branded Content na Faculdade Cásper Líbero

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Direito autoral 4.0 é tema de novo curso da Cásper Líbero
Muito vem se falando sobre o que é direito de imagem e sua importância, principalmente dentro da comunicação contemporânea que envolvem questões atreladas às plataformas de redes sociais.… Continue Lendo
Conheça o novo curso livre da Cásper: 90 anos do voto feminino no Brasil
Em 2022, nosso país comemora os 90 anos da instituição do direito ao voto às mulheres. Pensando na importância do tema, no dia 18 de julho, o curso:… Continue Lendo
Cásper realiza segunda edição da formação Diversidade nas Organizações
No mês de julho, a Faculdade Cásper Líbero oferecerá mais uma edição da Formação em Diversidade nas Organizações. Continue Lendo
AffiliateLabz says
Great content! Super high-quality! Keep it up! :)
replies
Add comment
Add comment