Repórter da CBN e colaboradora do Valor Econômico, a jornalista Marcela Marcos falou sobre a importância do conhecimento de diferentes plataformas para o trabalho de um profissional de comunicação.

A jornalista falou sobre essa prática, que garante sua “sobrevivência” no mercado, além de ampliar seu próprio olhar na comunicação. E toma nota: um jornalista que tem familiaridade com novas ferramentas terá maior facilidade em sugerir pautas mais criativas, adaptadas aos recursos mais recentes.

“Hoje, muitos nativos digitais são produtores de conteúdo versáteis, ainda que sequer tenham pensado em trabalhar com isso. Eles têm facilidade em gravar, sonorizar, editar e publicar em diferentes formatos. Já nem é mais uma nova forma de se comunicar. O desafio, com isso, se torna ainda maior para profissionais de comunicação, mas deve ser encarado também como mais instigante”

A jornalista também explica que o jornalismo requer reflexão e adaptação constantes, diante das novas mídias e dos desafios impostos pela Era da Informação.

O trabalho jornalístico possui diversas etapas e todas são essenciais para que o produto seja de qualidade.

Confira as dicas da jornalista Marcela Marcos:

• Tudo começa com uma pauta bem definida em termos de conteúdo, mas é melhor ainda se já estiver adaptada ao formato e plataforma em questão;
  • O segundo passo é realizar a apuração bem feita e ágil, com suas próprias técnicas. Dados soltos sobre determinado assunto compartilhados em aplicativos de mensagem e nas mídias digitais sem contexto e sem checagem não são notícias;
  • Logo depois, é feita a redação do texto, o coração da matéria;
  • Em seguida, o arremate é feito com uma edição cuidadosa e atenta aos detalhes.

A jornalista ainda destaca que todos os passos devem ser pensados sob a perspectiva do leitor, com o desafio de ser didático sem subestimar a audiência.

Workshop Produção de Texto Jornalístico para Multimeios

Para saber mais, no dia 13 de maio de 2023, das 9h às 16h, irá ocorrer o Workshop Produção de Texto Jornalístico para Multimeios, ministrado por Marcela Marcos, jornalista com mais de dez anos de experiência.

A aula conta com apresentações sobre as técnicas básicas do texto jornalístico em diversos meios, refletindo sobre diferenças e semelhanças entre eles e propondo um exercício prático a partir delas.

“As noções aplicadas no curso são muito importantes para que os alunos estejam preparados para adaptar a própria escrita ao que a demanda profissional exigir”, explica a professora.

A professora

Marcela Marcos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. É repórter da CBN e colaboradora do Valor Econômico.

A profissional passou por diversas áreas da profissão, como TV, jornal impresso, revista, mídia digital e, principalmente, rádio.

Foi coordenadora de jornalismo da Alpha FM, repórter dos jornais Folha de S. Paulo e Agora São Paulo e repórter aéreo do Grupo Bandeirantes de Rádio, além de ter editado o site EstudarFora.org e integrado o Núcleo de Mídias Digitais da TV Gazeta.

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.