Atualmente, as mídias digitais têm peso e importância em qualquer tipo de comunicação. Por conta disso, surgem debates éticos sobre o uso das redes em campanhas políticas e o impacto da desinformação em discussões públicas.

Porém, com tamanha quantidade de informação disponível nas plataformas, o surgimento de notícias falsas pode afetar a credibilidade do próprio processo eleitoral e da democracia de maneira geral. O modo como as figuras públicas realizam a comunicação é um elemento decisivo nesse processo.

De acordo com Sérgio Trein, Doutor e Mestre em Comunicação Sociopolítica (ECA), quando a administração pública tem uma comunicação reativa, fica muito mais difícil conter os efeitos das fake news.

“É fundamental adotar uma linguagem que faça sentido para as pessoas, que não seja uma linguagem técnica, assim, cria-se um vínculo com a população”, o profissional afirma.

De acordo com Trein, que participou de mais de 40 campanhas eleitorais e de comunicação pública, para se construir uma boa campanha é fundamental:

• Fazer uma boa análise da situação de comunicação, através do conhecimento das expectativas da população;
  • Traçar objetivos claros em termos de comunicação;
  • Desenvolver uma comunicação proativa;
  • Criar marcas-chave dos principais programas de governo;
  • Realizar tudo a partir de um posicionamento estratégico.

Taís Seibt, comunicadora que participou da fundação do Filtro Fact-checking, fala sobre as novas habilidades necessárias para uma comunicação efetiva:

“Uma boa comunicação hoje também exige dos profissionais estarem atentos a potenciais ataques à imagem do candidato ou do político/órgão público assessorado nas redes sociais, estarem preparados para reagir a essas situações e atenuar o impacto desse tipo de situação à imagem pública do assessorado.”

Curso Marketing Político nas redes sociais

O curso livre de Marketing Político nas redes sociais acontece nos dias 12, 13, 19 e 20 de junho de 2023, das 19h às 22h30.

Ministradas por Taís Seibt e Sérgio Trein, as aulas buscam discutir o impacto da disseminação de informações falsas na política, compreender o cenário contemporâneo da desinformação, explorar estratégias de construção de imagem pública nas redes sociais, entre outros pontos relacionados.

“A cada edição do curso, percebemos que a relevância dessas questões só aumenta. Buscamos apresentar o impacto prático desses pontos no trabalho cotidiano de profissionais de comunicação que atuam não só em campanhas eleitorais, mas também na comunicação institucional de órgãos públicos e políticos com mandato”, explica Taís.

Os professores

Taís Seibt, Doutora em Comunicação pela UFRGS, é Jornalista na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP.

É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP). Além disso, foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados, da Agência Pública, nas eleições 2018.

Sérgio Trein, Doutor e Mestre em Comunicação Sociopolítica, é Publicitário com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Atualmente, é consultor e revisor técnico da Sagah Soluções Educacionais para o Ensino Superior.

Sérgio participou de mais de 40 campanhas eleitorais e de comunicação pública. Já ministrou cursos de Marketing Político na Unisinos, PUCRS, ESPM, UNISC, UnoChapecó e Universidade La Salle.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer posuere nisi dui, sit amet dignissim orci maximus vel. Sed rutrum nunc nec diam tristique tincidunt. Suspendisse potenti. Nulla id iaculis turpis. Morbi bibendum in elit sit amet malesuada.