Trabalhar conhecendo novos lugares, culturas, pessoas e histórias é o sonho de muitos comunicadores. O Jornalismo de Viagem é uma ramificação do jornalismo que abrange histórias informativas e escritas diferenciadas, cobrindo o setor de viagens e tudo que se entrelaça com esse tema.

O jornalista de viagens apresenta destinos com novas perspectivas e experiências. Esse profissional precisa, além de ter paixão por contar histórias, se aprofundar nas técnicas jornalísticas, que são essenciais para relatar suas narrativas.

Assim como as outras áreas, o jornalismo de viagem também está presente em diferentes formatos midiáticos. A influenciadora Gisele Cunha, com mestrado em Jornalismo de Viagens pela Universidade Autônoma de Barcelona, explica: “É preciso hoje estar atento às novas mudanças do jornalismo digital, para poder produzir um bom conteúdo multimídia de todo o trabalho que for fazer de acordo com cada plataforma que for divulgar.”

A comunicadora afirma que todas as histórias são relevantes, basta o jornalista ter o olhar apurado para saber qual o caminho mais atraente e interessante para aquela história que ele pretende contar.

Gisele diz que não há um passo a passo padrão para produzir uma cobertura jornalística de viagens, já que cada profissional tem um foco diferente na apuração, mas ela cita alguns pontos de atenção durante o processo:

  • Planejamento detalhado da viagem;
  • Checar se já têm contatos bons te aguardando quando chegar ao local;
  • Conferir se irá precisar de tradutor e guia local;
  • Deixar todo o material necessário para a produção da pauta pronto e devidamente testado;
  • Estar extremamente atento aos detalhes do local e ao que as fontes relatam.

Curso de Jornalismo de Viagem

O curso livre de Jornalismo de Viagem oferecido pela Faculdade Cásper Líbero ocorre nos dias 26 a 30 de junho de 2023, das 19h às 22h e tem o objetivo de formar um profissional multimídia para o jornalismo de viagens.

Ministradas por Gisele Cunha, as aulas vão trabalhar técnicas de apuração, narrativas de viagens, produção jornalística audiovisual, influenciadores e redes sociais no turismo, marketing relacionado com o turismo, entre outros temas.

“Durante o curso eu ofereço para o aluno quais são as alternativas para que ele possa desenvolver o seu próprio projeto ao final do curso, ou desenvolva seu projeto para fins de mercado, e até mesmo quais seriam as oportunidades que ele poderia ter junto ao mercado de trabalho aplicando toda a teoria oferecida”, a professora conta.

A professora

Gisele Cunha Rodrigues, pós-graduada em Comunicação e Marketing, é influenciadora digital e especialista em jornalismo de viagens. Ela viaja o mundo escrevendo suas experiências por meio dos seus blogs, sites e revistas do segmento.

Já atuou como correspondente internacional do SBT na Espanha, onde concluiu seu mestrado em Jornalismo de Viagens pela Universidade Autônoma de Barcelona. No Brasil, integrou parte do time de produtores de reportagens especiais da RECORD TV, produzindo uma série de documentários sobre vários destinos no país.

Atualmente, faz parte da equipe da editoria de viagens do site UOL e Yahoo Notícias e é colaboradora da revista QUAL VIAGEM, além de ser correspondente internacional para uma emissora argentina Canal 9 no Brasil e se dedicar a produção de conteúdo do seu blog de viagens Mundo Pra Viver enquanto segue seu estilo nômade digital.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer posuere nisi dui, sit amet dignissim orci maximus vel. Sed rutrum nunc nec diam tristique tincidunt. Suspendisse potenti. Nulla id iaculis turpis. Morbi bibendum in elit sit amet malesuada.

RELACIONADOS