Área de bastante influência dentro do mundo corporativo, o Comitê de Crises, geralmente atribuído às assessorias de imprensa,  é de extrema importância para que empresas estabeleçam relacionamentos com seus públicos. Além disso, essa estrutura corporativa auxilia uma organização a mitigar os impactos de crises que repercutem na sua imagem e reputação.

A presença de profissionais especializados em um Comitê de Crise bem estruturado pode reduzir significativamente os efeitos de imprevistos negativos. Segundo a Professora Neuza Serra, o comitê nasce da própria organização do gerenciamento de riscos e crises.

“O Comitê é um dos pilares desse processo e deve ser acionado quando a crise é deflagrada. É formado por executivos de uma instituição, a qual está estruturada para o gerenciamento de crise.”

Para explorar mais essas técnicas de gestão no meio empresarial, a Faculdade Cásper Líbero irá oferecer o curso “Gerenciamento de Crise”, no formato presencial.  Entre os dias 8 e 12 de abril de 2024, os ingressantes irão acompanhar temas como:

• Conceitos sobre crises de imagem;
  • Porque as crises acontecem;
  • Análise de cases;
  • Construção de Manual de Gerenciamento de Crise;
  • A crise nas redes sociais;
  • Como preparar os porta-vozes;
  • O fim da crise e as lições aprendidas;
  • O gerenciamento do pós-crise

A docente Neuza Serra ressalta que o curso de Gerenciamento de Crise tem como objetivo trazer, aos alunos, os principais fundamentos de riscos e crises de imagem e reputação – além de expor os instrumentos e métodos utilizados – tanto para prevenir a crise, quanto para atuar no momento em que for necessário.

Além disso, a faculdade também está buscando aprimorar os conhecimentos de seus alunos sobre as melhores práticas de relacionamento com a imprensa e da construção de um planejamento de comunicação. Para isso, a instituição irá disponibilizar o curso presencial “Assessoria de Imprensa – Planejamento e Técnicas de Atendimento”, de 18 a 22 de março de 2024. Essa especialização possibilitará aos gestores de comunicação uma atuação estratégica e uma visão focada nos valores corporativos e no cumprimento de seus objetivos e metas.

A proposta desse curso é apresentar aos alunos metodologias que permitam melhores resultados no dia a dia e oferecer as melhores ferramentas para planejarem estratégias de assessoria. A professora do curso, Neuza Serra, ressalta: “O planejamento organiza o trabalho do assessor e traz uma maior eficiência no resultado quanto à exposição do cliente na mídia.”

Conheça a professora de ambos os cursos

Neuza Serra possui formação em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1981) e é executiva de atendimento na agência MVL Comunicação. Em agosto de 2013, concluiu sua pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Sua especialização é em gerenciamento de crise e Media training.

Além disso, é professora da Escola de Comunicação Corporativa do Comunique-se desde 2004. Em 2012, ministrou o curso de Negociações e Mediações em situações de Crise para alunos da pós-graduação da Assessoria de Comunicação da Universidade Potiguar.