Hoje, com os inúmeros canais esportivos, o jornalismo é a porta de entrada para comunicadores interessados no segmento. Podcasts, transmissões ao vivo e perfis exclusivos são alguns dos exemplos que hoje pautam boa parte da audiência na internet.  Somado a isso e aos inúmeros eventos esportivos, é necessário que o profissional se especialize e busque cada vez mais conhecimento técnico para exercer um jornalismo esportivo de qualidade e diferenciado.

Para o jornalista e pesquisador e jornalista Celso Unzelte, que também é comentarista dos canais ESPN, o principal ponto positivo dessa situação é utilizar o entretenimento como um meio palatável para passar conhecimento e informação ao público. Contudo, o lado negativo vem quando se exagera na dose.

Muitas pessoas, tanto dentro como fora da comunicação, não incluem o jornalismo esportivo dentro do jornalismo “sério”. Celso explica que isso acontece em parte por puro preconceito, em parte porque o jornalismo esportivo tem-se voltado demais para o entretenimento.

“Jornalismo esportivo é antes de tudo jornalismo, como acontece com qualquer outra editoria. Não sou contra o entretenimento, mas o apresento como um meio, não como um fim em si”, o jornalista explica.

De acordo com Celso, que atua como comentarista da ESPN, os passos essenciais para a realização de uma cobertura esportiva profissional são os mesmos de qualquer cobertura jornalística: pauta, apuração, redação e edição.

Curso Jornalismo Esportivo

O curso de Jornalismo Esportivo, oferecido pela Faculdade Cásper Líbero, ocorre nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro de 2023, das 18h30 às 22h30.

Ministrado pelo jornalista Celso Unzelte, o curso apresenta noções de ética e responsabilidade, fundamentais em qualquer editoria no jornalismo, ainda mais no esporte, considerado um tema leve, mas que também não pode fugir a essas responsabilidades.

A cobertura jornalística de futebol e dos demais esportes, possíveis especializações, a questão do merchandising e as perspectivas do jornalismo esportivo são outros pontos abordados nas aulas.

O professor

Celso Unzelte é jornalista e pesquisador esportivo. Com 15 livros publicados na área esportiva, leciona a disciplina Técnicas e Gêneros Jornalísticos I no curso de graduação em jornalismo da Faculdade Cásper Líbero desde 2005.

Celso tem passagem como repórter e editor da revista PLACAR e do site Netgol.com. Atualmente, é comentarista dos canais de televisão por assinatura ESPN/ESPN Brasil e do programa Cartão Verde, da TV Cultura.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer posuere nisi dui, sit amet dignissim orci maximus vel. Sed rutrum nunc nec diam tristique tincidunt. Suspendisse potenti. Nulla id iaculis turpis. Morbi bibendum in elit sit amet malesuada.

RELACIONADOS