Estar atualizado quanto às noções de linguagem e técnicas de escrita demandadas pela comunicação atual é uma característica de extrema importância para profissionais que atuam com produção de conteúdo.

Por isso, é necessário que as estratégias para a construção de um texto claro, conciso e que seja fiel ao conteúdo estejam sempre em seu repertório.

Para auxiliar esses profissionais, a Faculdade Cásper Líbero irá oferecer dois cursos livres voltados para o aprimoramento de técnicas para produções textuais.

Curso de Linguagem Inclusiva

O curso online “Linguagem Inclusiva” irá acontecer no dia 6 de março de 2024 e busca auxiliar redatores na escolha de palavras adequadas, para além de modismos e vícios de linguagem.

Na comunicação, a linguagem inclusiva busca construir um espaço de representatividade e inclusão, a partir de técnicas de escrita que rompem estereótipos e preconceitos em termos e expressões.

Assim, o curso irá estudar a língua como um elemento em constante mudança e como um fator de suma importância para a estruturação da sociedade. As aulas irão abordar tópicos  como:

  • Língua, cultura e sociedade
  • O que é língua: para além de uma concepção normativa
  • Língua em uso e suas variedades
  • O “valor” das variedades linguísticas
  • Preconceito linguístico como expressão de tantos outros preconceitos
  • Língua viva: mudanças no uso da língua em diferentes contextos
  • Gênero “neutro”: haveria neutralidade na língua?
  • Linguagem inclusiva: afinal, o que é isso?
  • Emprego da linguagem inclusiva em diferentes ambientes organizacionais
  • Critérios para adotar ou não adotar, para evitar cair em “modismos” e incongruências entre discurso e prática.

Curso de Escrita Persuasiva

A capacidade de produzir textos corporativos convincentes é imprescindível para profissionais que atuam em áreas de marketing, publicidade e que dialogam diretamente com clientes e com a imprensa.

Para alcançar essa demanda do mercado de trabalho, o curso Escrita Persuasiva  irá ocorrer no  formato online, nos dias 12 e 13 de março de 2024. Seu principal objetivo é oferecer todas as ferramentas para a produção de textos persuasivos – com base na clareza e objetividade.

As aulas irão expor as principais técnicas de copywriting, as melhores formas de  utilizar o storytelling a seu favor e estratégias eficazes de argumentação e de encadeamento de ideias. Além disso, o curso busca explorar a comunicação como um mecanismo que pode ser utilizado – tanto para informar, quanto para influenciar.

Conheça a professora de ambas as técnicas de escrita

Vivian Cristina Rio Stella é pós-doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Graduada e doutora em Sociolinguística pela Unicamp, Vivian ainda é  sócia-fundadora da VRS Cursos. Além disso, ministra cursos e palestras sobre Comunicação Empresarial há mais de dez anos em diversas empresas de diferentes segmentos.

Atualmente, é filiada e instrutora da Aberje, professora de graduação da Unianchieta e atua nas consultorias Integração Escola de Negócios, Atingire, DressCode e 42 Formas. Também, já ministrou cursos sobre Redação Acadêmica na Unicamp e na COGEAE (PUC-SP).

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS