A cultura tem ganhado destaque nas discussões corporativas, já que tem se tornado cada vez mais desafiadora. É o que mostra uma pesquisa da consultoria Think Work em parceria com a HR Tech Atlas, que concluiu que um dos desafios de 2023 para o RH (Recursos Humanos) é fortalecer a cultura organizacional das empresas.

A especialista em Cultura Organizacional Thatiana Cappellano explica que a cultura organizacional é a maneira como os membros da organização se comportam coletivamente e o quanto isso auxilia o negócio a alcançar o seu objetivo ou não.

“A cultura organizacional é um objeto multifacetado e dinâmico, além de ajudar o profissional de comunicação a desenvolver estratégias dentro da organização que permitam que ela tenha uma coerência maior entre a prática e o discurso oferecido no ambiente de trabalho”, a profissional explica. 

De acordo com uma pesquisa global realizada em 2021 pela PwC (PricewaterhouseCoopers), 72% das lideranças entrevistadas relatam que a cultura ajuda a impulsionar iniciativas de mudança bem-sucedidas.

Thatiana, que também é sócia-fundadora da 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, explica que a cultura e a comunicação estão diretamente ligadas, à medida que a cultura que está instalada em uma organização influencia a maneira como aquela ela se comunica, assim como a comunicação dita o campo cultural:

“A relação entre as duas é extremamente estreita pela construção de significados que a cultura vai, ao longo do tempo, permitindo que os membros do grupo tenham entre si. É como se o entendimento das coisas fosse facilitado à medida em que a cultura vai se tornando mais robusta e bem estabelecida.”

Curso Cultura Organizacional

O curso Cultura Organizacional: Diagnóstico, Planejamento e Gestão, oferecido pela Faculdade Cásper Líbero, ocorre nos dias 3, 5, 7, 10, 12 e 14 de julho de 2023, das 19h00 às 22h00.

Ministradas pela especialista em Cultura Organizacional Thatiana Camppellano, as aulas oferecem ajuda para o profissional ter mais argumentação, técnica e teórica para enfrentar os desafios do mundo corporativo.

A pesquisa, o diagnóstico, a gestão e o planejamento na Cultura Organizacional são alguns dos pontos abordados no curso.

A professora

Thatiana Cappellano, formada em Relações Públicas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), tem passagem em projetos com marcas como Pirelli, Ambev, Adams e Votorantim.

Especialista em Comunicação Corporativa, é sócia-fundadora da 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, uma consultoria especializada em Comunicação e Cultura Organizacional.

Em 2015, ao lado de Bruno Carramenha, fundou a 4CO, que desenvolve trabalhos de pesquisa, diagnóstico, planejamento e conteúdo para empresas como Unilever, Banco Votorantim, Danone, Femsa, Itaú, Tigre, Ultragaz e Unimed entre outras.

Atualmente, é professora titular de graduação e pós-graduação e orientadora nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) das turmas de Relações Públicas da FAAP, além de ter sido vice-coordenadora.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer posuere nisi dui, sit amet dignissim orci maximus vel. Sed rutrum nunc nec diam tristique tincidunt. Suspendisse potenti. Nulla id iaculis turpis. Morbi bibendum in elit sit amet malesuada.

RELACIONADOS