O Fotojornalismo é um dos pilares essenciais do jornalismo e da comunicação visual, ajudando a contar e comprovar diferentes histórias, fatos e registar a realidade.
Foi no início da Primeira Guerra Mundial, na Alemanha, que os jornais sentiram a necessidade de mostrar para o mundo o que estava acontecendo na Europa entre 1920 e 1930, através da fotografia, e até hoje as revistas ilustradas alemãs, como Berliner Illustrierte e Münchener Illustrierte Presse, são consideradas o berço do Fotojornalismo moderno.
Desde a criação do jornal impresso, passando pela ascensão das revistas nos anos 80 e 90, até o domínio das redes sociais, a fotografia e o jornalismo sempre esteve presente na vida do ser humano e cada vez mais vem se tornando acessível e presente no nosso cotidiano.
Diferente da fotografia comum, o fotojornalismo tem como principal objetivo documentar momentos históricos, informar a população, agregar notícias e matérias e ajudar a compreender melhor o dia a dia das pessoas.
Referências no Brasil
Imagens, muitas vezes, falam mais do que palavras, já que chamam mais atenção e podem definir a percepção de acontecimentos históricos. Evandro Teixeira é um dos maiores exemplos de fotojornalista no Brasil.
Com apenas uma câmera em mão, ele registrou o período de repressão militar no Brasil e no Chile, além de inúmeros eventos marcantes como a morte de Pablo Neruda, evidenciando a força das imagens na construção da memória coletiva.
Atualmente, um dos maiores exemplos de fotojornalismo é Gabriela Biló, jornalista política que atua em um dos principais veículos de imprensa do país, a Folha de S. Paulo. Com apenas 36 anos, ela foi responsável pela cobertura de manifestações de rua, como o Movimento Passe Livre e registrar algumas das imagens mais marcantes e viralizadas da última década.
Curso de Fotojornalismo
Com o intuito de ensinar e aprimorar os conhecimentos de estudantes da área e quem gosta de fotografia, a Faculdade Cásper Líbero oferecerá o curso de Fotojornalismo, que será realizado nas instituições da faculdade de 10 a 14 de março.
As aulas serão ministradas pela professora Ana de Moraes, que atua no mercado de fotografia social e corporativa há mais de 23 anos. Com experiência no jornal diário do grande ABC, atualmente trabalha no Studio Photos Boutique (@photosboutique), além de atuar como freelancer para outras empresas.
Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
A era do cancelamento não poupa ninguém: por que investir em media training
O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa… Continue Lendo
Por que algumas “publis” prendem mais a nossa atenção do que outras?
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações em massa 24 horas por dia, sete dias por semana. São notícias, vídeos e propagandas que acessamos facilmente pelas “telinhas”… Continue Lendo
A ascensão do LinkedIn como principal plataforma de “Social Selling”
Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e… Continue Lendo
Add comment