Nos últimos anos, as empresas têm voltado os seus olhares, de maneira expressiva, para a gestão da inovação. Uma explicação para isso está na crise econômica que o Brasil vem enfrentando. Sendo assim, inovar se tornou praticamente uma obrigação para corporações que não querem ficar atrás no mercado.

Através dela, é possível solucionar problemas de qualquer tamanho com bastante eficiência e diferenciação. Colocá-la no centro da estratégia organizacional é importante a qualquer negócio. Não sabe como ela funciona ou de que modo aplicá-la na prática? É exatamente isso que vamos responder, a partir de agora.

Por que apostar na gestão da inovação é algo importante?

A gestão da inovação propõe mudanças nos processos e métodos de uma empresa. Isso muda uma série de coisas, tais como as tomadas de decisões, a aplicação dos recursos, os processos gerenciais, entre outros.

Um de seus papéis mais importantes é derrubar obstáculos ao surgimento, à implantação e à execução de ideias brilhantes. E quem aposta nela, colhe resultados surpreendentes!

Inovar não é apenas uma ideia criativa ou um investimento em recursos de última geração. Ela deve ser enxergada como um processo. Confira como é possível implantá-la, a partir de alguns passo:

#1. Dê prioridade ao assunto

A inovação deve fazer parte da estratégia organizacional e também direcionar esforços numa convergência entre tecnologias, comportamentos e objetivos do negócio. Só assim, ela será capaz de gerar bons resultados.

#2. O ambiente precisa ser favorável

Isso inclui o fato de que a empresa invista verba suficiente, que a diretoria deve incentivar e apoiar a inovação e que a cultura da inovação esteja incorporada no DNA da empresa.

#3. Colaboradores devem ser sensibilizados

Os colaboradores são os mais indicados para propor inovações na empresa, uma vez que eles conhecem muito bem seus próprios processos e trabalhos. Mas, para sensibilizá-los a abraçar a causa, é importante propor treinamentos e encontros criativos. Desta forma, vão exercer seus papéis de geradores de ideias e cocriadores em todas as etapas do processo de inovação.

#4. Torne a aprovação de ideias independente

Imagine que um de seus funcionários teve uma ótima sacada para resolver um processo na empresa. Ele apresenta para o seu superior, que por sua vez passa para um comitê, o qual irá enviar à diretoria. Se, em sua cabeça, passou aquela frase “mas qualquer um desiste de propor uma ideia desse jeito”, com certeza, também vai passar na cabeça do colaborador.

A maioria das ideias em programas de inovação pode ser implementada facilmente e com pouco ou nenhum investimento. O problema é que algumas empresas criam barreiras para que elas sejam colocadas em prática. A dica aqui é empoderar os líderes da organização e aprovar diretamente as ideias mais simples. Enviando para o Comitê de Inovação apenas as mais complexas, de maior impacto ou investimento necessário.

#5. Reconheça os esforços

Como as ideias inovadoras vêm das pessoas, nada é mais justo do que reconhecê-las por isso. Uma forma que envolve investimento é mostrar para toda a empresa os profissionais inovadores. Seja na newsletter ou no mural, apresente quem são e quais ideias sugeriram.

Uma outra forma interessante de recompensa é pela implantação de sistemas de pontuação e resgate de prêmios. A empresa concede pontos para os profissionais mais engajados e, depois, os mesmos podem trocá-los por prêmios, como eletrodomésticos ou viagens.

A gestão da inovação é um processo capaz de tirar a empresa da inércia e gerar novos produtos e soluções. No entanto, deve ser implementada com organização. Os resultados para quem a aplica, na prática, fazem uma enorme diferença em relação aos concorrentes.

Por Rogério Costa, head de Inovação Digital na MWB Inovação em Gestão

Gostou deste artigo? Então, clique aqui e conheça agora nossos cursos livres.

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS