Conteúdo pronto, textos redigidos, fotos tiradas: é hora de organizar o material e produzir seu book de TCC ou seu trabalho acadêmico. Para uma diagramação descomplicada e sem surpresas, siga essas 8 dicas para ter um trabalho bem avaliado.
1– Organize as ideias
Antes de começar a pôr a mão na massa é importante raciocinar e organizar todas as ideias. Tente reunir todo o conteúdo que você já possui e hierarquizá-los de forma didática e clara.
2- Escolha o software certo
Numa cozinha, por exemplo, cada utensílio tem sua função própria e objetivo de facilitar o preparo das receitas. Com a diagramação não é diferente. O mercado oferece uma extensa variedade de softwares para edição, porém nem todos são indicados para o trabalho com grandes volumes de páginas, textos e imagens. Neste caso, o mais utilizado é o Adobe InDesign, que oferece recursos que facilitam a produção e organização do seu material.
3- Defina os formatos
O primeiro passo é definir se seu material será impresso ou digital, isso determinará escolhas seguintes, como cores e resolução de imagens. Verifique se há exigência de tamanhos de página específicos antes de começar a produzir.
4– Utilize grids, margens e colunas
Softwares como o InDesign apresentam recursos para a criação dos chamados “grids”. Essa técnica, juntamente com as margens e colunas, é responsável por facilitar a organização dos conteúdos dentro do layout. Além disso, ela padroniza as páginas e garante ao trabalho um visual limpo e agradável à leitura.
5- Desenvolva uma hierarquia
Já citada, a hierarquia deve ser trabalhada em todos os aspectos do seu trabalho. Desde as fontes dos títulos e cores do texto, passando pela organização dos parágrafos e distribuição dos conteúdos dentro das páginas.
6 – Selecione as fontes
As fontes e suas variações servem como “tom de voz” do seu texto. Nos títulos é possível arriscar tipografias mais estilizadas. Já nos parágrafos, priorize as fontes serifadas, que facilitam a leitura.
7– Crie uma paleta de cores
As cores serão responsáveis pela transmissão de valores e sentidos do seu trabalho. Por elas é possível perceber aspectos como requinte, sofisticação, sobriedade, energia, serenidade. Caso esteja produzindo algo relacionado a alguma marca já existente no mercado, é essencial que as cores dela estejam evidenciadas no material.
8- Separe boas imagens
Escolha imagens de qualidade e de boa resolução, principalmente se o material for impresso. Explore as imagens dentro do layout para ilustrar a mensagem. Caso utilize fotografias, fique atento aos direitos de imagem. Bancos de imagem, pagos ou gratuitos, também podem fornecer bons recursos visuais.
Quer saber mais como aprimorar as suas técnicas de diagramação? Conheça o curso “Técnicas de Editoração em InDesign – Básico” e inscreva-se!

Matheus Lourenço
Especialista em Comunicação Organizacional e Publicitário formado pela Faculdade Cásper Líbero.
RELACIONADOS
A era do cancelamento não poupa ninguém: por que investir em media training
O mundo contemporâneo reflete a sociedade da chamada “era do cancelamento” e da “era da responsabilidade”. As pessoas estão, o tempo todo, à espera de que alguém cometa… Continue Lendo
Por que algumas “publis” prendem mais a nossa atenção do que outras?
Nos dias de hoje, somos bombardeados por informações em massa 24 horas por dia, sete dias por semana. São notícias, vídeos e propagandas que acessamos facilmente pelas “telinhas”… Continue Lendo
A ascensão do LinkedIn como principal plataforma de “Social Selling”
Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e… Continue Lendo
Add comment