Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e pessoal. 

Com o avanço da IA e das automações, as empresas e líderes, principalmente, estão sendo pressionados a se posicionarem de forma mais humana, autêntica e, com isso, estratégica. 

É possível ver a mudança de posicionamento da rede social no mercado de trabalho a partir das mudanças do próprio LinkedIn. A plataforma tem lançado cada vez mais ferramentas como inteligência artificial, melhorias em analytics e impulsionamento de postagens. Tais novidades influenciam seus usuários a performarem Social Selling, estratégia de vendas a partir das redes sociais. E Personal Branding, gestão estratégica da imagem e reputação do indivíduo, dentro da rede social. 

Porque focar em estratégias dentro do LinkedIn pode ajudar sua empresa? 

Uma das empresas que está investindo em embaixadores de marca internos, que usam seus próprios perfis do LinkedIn para gerarem identificação e credibilidade à sua marca, é a Backstage. “A confiança do público está nas pessoas, não nas empresas. Um executivo bem posicionado no LinkedIn pode influenciar investidores, atrair talentos e até impulsionar vendas”, afirma Andresa Bicudo, co-fundadora da Backstage.

Ao desenvolver estratégias de comunicação e divulgação sua, ou da sua empresa na plataforma, é gerada uma forma de identificação entre o público com a sua identidade. O LinkedIn é, em especial, o melhor espaço para gerar uma imagem profissional, mas ainda sim pessoal, como seu consumidor. Já que ao mesmo tempo que passa autoridade, por ser uma rede social profissional, também é um espaço de networking e influência. 

Além disso, a plataforma é, atualmente, a maior vitrine para empresas do mercado B2B, marcas que vendem produtos ou serviços para outras organizações e não para o consumidor final. Assim, empresas desse ramo podem se beneficiar muito com o investimento de estratégias comunicacionais para a plataforma. 

Portanto, se você visa tomar decisões eficazes de comunicação e marketing no LinkedIn, ajudando empresas a fortalecer sua reputação e a se posicionar no mercado. Desenvolver estratégias para otimizar perfis, produzir conteúdo relevante, estabelecer relacionamentos e explorar as soluções de marketing da plataforma, além do posicionamento digital de líderes, o curso Estratégias de comunicação e marketing no LinkedIn, da Faculdade Cásper Líbero, é para você. 

Professor do Curso

*Eduardo Alves – Relações Públicas e especialista em mídias digitais. Fundador da Quatro-Sete Hertz, atua há 13 anos com comunicação, narrativas estratégicas e posicionamento no LinkedIn. Bacharel em relações públicas e especialista em mídias digitais. Além de estudos teóricos e práticos sobre LinkedIn, ele também se aprofundou em escrita criativa e afetuosa. Também em captação e tratamento de histórias de vida e curadoria de conhecimento. Desde 2005, diariamente colabora para que empresas possam entender sua narrativa e como conversar com seus públicos. São mais de 13 anos de atuação no mercado de comunicação. Assessorando clientes dos segmentos de consumo, alimentos, esporte, saúde, entre outros segmentos. Desde 2018, quando fundou a Quatro-Sete Hertz, que é focada em narrativas estratégicas para marcas e pessoas, sua relação com o LinkedIn ampliou. Com a dedicação para projetos de posicionamento de marcas e executivos nesta rede. 

RELACIONADOS