No mundo contemporâneo, algo é certo: a Inteligência Artificial veio para revolucionar o mundo. E, quem ainda acha que é possível viver o seu dia a dia, principalmente seus trabalhos, sem ela, está errado. Isso não quer dizer que a IA vai dominar todas as profissões e afazeres da raça humana. Mas, àqueles que a usam ao seu favor, saem na frente. 

Tarefas automáticas e “robóticas” podem ser substituídas pela inteligência artificial e ajudar o trabalho humano a, por exemplo, otimizar tempo e esforços. Mas, como toda grande invenção e novidade na história, há a necessidade de um cuidado maior na implementação da iminente inovação dentro das práticas diárias.

Pode parecer simples e fácil, mas o uso da IA tem que ser dominado com cuidado, principalmente em ambientes de trabalho. Apesar de ajudar, as ferramentas de inteligência artificial cometem equívocos, que muitas vezes podem passar despercebidos. 

Por que é preciso estudar a IA para dominar seu uso?

As novidades envolvendo essa inovação tecnológica dentro de ambientes corporativos são diversas. Indo desde a análise de dados e inteligência de mercado, até a gestão de talentos e comunicação interna de uma empresa. 

Porém, quando a IA é usada de forma irresponsável, ela pode gerar análises incorretas, manipular dados, e até levar ao tratamento indevido de dados pessoais, violando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com isso, a imagem institucional pode ser seriamente prejudicada, juntamente com a integridade e a vida de diversas pessoas. 

Por isso, há a necessidade das empresas, e seus empregados, se especializarem no uso ético e correto da inteligência artificial. Uma vez que, hoje em dia, ela pode ajudar, praticamente, todos os setores de uma companhia. 

Portanto, se você é um profissional de áreas como: Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Jurídico, Compliance, Advocacy e SAC, um interessado no assunto, ou um estudante, o curso IA na comunicação corporativa: introdução aos conceitos e às ferramentas, da Faculdade Cásper Líbero, é para você. 

O curso apresenta uma introdução abrangente ao uso da IA na comunicação corporativa, seus fundamentos, histórico, evolução e desafios. São explorados os tipos de IA e suas áreas de aplicação. Além disso, apresenta as principais tendências e aplicações práticas da IA na comunicação corporativa e abordagem sobre dimensões éticas, entre outras coisas. 

Professores(as) do Curso: 

*Margareth Boarini – Graduada em letras e em jornalismo, pós-doutora e doutora em tecnologias da inteligência e design digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhou na grande imprensa (Folha de S.Paulo e Valor Econômico). E também na área de comunicação corporativa em empresas como McDonald ‘s (Brasil e América Latina), Weber Shandwick, Jeffrey Group, CDN Comunicação, Grupo Pão de Açúcar e Fiat. Pós-doutora e doutora em tecnologias da inteligência e design digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente e pesquisadora sobre os impactos das novas tecnologias na sociedade e na comunicação. Autora do livro Dos humanos aos humanos digitais e os não humanos: a nova ordem social da coexistência, de 2024. 

*Gerson Penha Professor em cursos de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Sócio-diretor e fundador da Kubix: Estratégia & Comunicação, agência de comunicação integrada. Jornalista formado pela ECA-USP com especialização em Negócios Digitais pela FGV, trabalhou nas revistas Veja e IstoÉ e no jornal O Estado de S.Paulo. Antes de fundar a Kubix, em 2018, atuou em grandes agências de comunicação nacionais e internacionais. Foi diretor da área digital da CDN Comunicação. Também foi Diretor-executivo da agência Ágora no Brasil e diretor de comunicação digital da JeffreyGroup para a América Latina.

RELACIONADOS