Canvas da Comunicação é uma ferramenta que ajuda profissionais de comunicação e marketing a trabalhar melhor. Ele surge como um contributo para o planejamento tático de comunicação de marcas, produtos, serviços, ideias, artistas, pessoas.

Super inspirado em design thinking e nos métodos ágeis, é uma versão do Canvas do Modelo de Negócios, a ferramenta de modelagem de negócios favorita das empresas na mentalidade digital.

Mas por que atualmente vemos tantos termos da tecnologia importados para a comunicação?

Somos cada vez mais norteados pela tecnologia; logo, é natural que os seus processos e métodos façam parte também de outras áreas do conhecimento. Repare que uso o termo transcriar e não traduzir ou recriar. Essa é uma observação importante, afinal, o Canvas não veio ao mundo para “criar algo novo”, mas sim para reinterpretar e agregar o valor já existente na gestão para a comunicação e o marketing.

Faz sentido?

Se você ainda não baixou o Canvas da Comunicação, clique aqui.

1. Receptor

Lembre-se, o receptor é você: você esta procurando os problemas do cliente (emissor) para entregar soluções mais apropriadas. Lembre-se que um cliente não está interessado no que você oferece, mas no que ele está procurando.

2. Emissor

O emissor é o seu cliente. Pense nos problemas que o seu receptor têm e como a sua solução (produtos, ideias, serviços) resolvem esse problema. Como ele gostaria de encontrar essa solução?

3. Mensagem

Pense em uma mensagem que você quer que seja compreendida pelos seus potenciais clientes. Neste ponto do canvas você só precisa descrever o que quer que seja compreendido.

4. Código

Esqueça as suas palavras. Como o emissor falaria a sua mensagem? Que palavras utilizaria para descrever?

5. Canais

Ponto fundamental do inbound PR, comece investindo em sua “casa própria”, ou seja, nas suas redes como site, blog, materiais para download e tudo o que a sua empresa tem controle. Neste quadro, você deve pensar nos canais para chegar nas suas personas em cada uma das quatro mídias.

6. Frequência

A periodicidade da entrega das suas mensagens, assim como o momento do ano ou da jornada da sua persona, deve ser pensada neste quadro.

7. Conteúdo

Nesta etapa, retorne ao quadro mensagem. Em poucas palavras você precisa definir o que entrega de valor, atendendo a quais problemas dos seus públicos e com foco em qual resultado.

8. Contexto

A comunicação não é mais on ou offline. Ela é All-line. Por isso, a sua mensagem poderá estar no smartphone, no computador, na TV, nas revistas, nas redes sociais ou em eventos.

9. Métricas

Neste quadro você estabelece como vai mensurar a entrega da mensagem e se o teor da mesma está sendo compreendido pelo receptor.

Uma observação Importante: Comece pelo receptor.

O Canvas da Comunicação é um poderoso aliado do planejamento estratégico

O planejamento da comunicação não precisa ter páginas e páginas de detalhamento. Numa época em que temos tantas redes sociais digitais e algoritmos que mudam a toda a hora, um relatório tradicional nem sempre é a forma mais prática de garantir o sucesso das suas ideias.

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