Hoje em dia o jornalismo ultrapassa barreiras que jamais ultrapassou na história de sua existência. Ele está tanto no papel, como na TV e no rádio, como em nossos celulares. O jornalismo é, hoje, o que ele jamais foi: a forma de se fazer informação séria, e compartilhar notícias, de mais rápido acesso do mundo.
Dentre todas as mudanças que o jornalismo tem enfrentado, a ocupação de novos espaços pelos profissionais é uma delas. Por exemplo, grande parte dos profissionais da comunicação optam por seguir a carreira de influenciador digital. Nem todo influencer é jornalista, mas a forma que os profissionais formados em jornalismo produzem conteúdos para as redes sociais é muito mais aprofundada, profissional e bem executada, em comparação àqueles que não possuem o mesmo estudo.
Uma boa formação te diferencia no mercado
Não há uma porcentagem exata divulgada de quantos influenciadores brasileiros criam conteúdo sobre moda e beleza. Porém, contabilizando um total de 36% do mercado, o nicho de Moda, Beleza e Estilo de Vida é a categoria líder entre os influenciadores digitais, segundo um estudo da Favikon e Meio e Mensagem.
Entre tantos criadores de conteúdo dentro de um mesmo nicho, conteúdos que apresentam profundidade, nível profissional e habilidade de incorporar e relacionar diversas áreas, fatores econômicos e sociais, por exemplo, dentro do mundo da moda, se diferenciam entre os demais.
O jornalismo de moda não é apenas falar sobre roupas e tendências de estação, é contextualizar o universo da moda na cultura e na sociedade. Além disso, é informar o público sobre tendências e novidades e moldar a percepção pública do setor. Também é impulsionar a indústria e proporcionar novos diálogos ao público através de seus veículos digitais. Ele vai além da simples divulgação de roupas, um jornalismo sério e diferenciado não aborda a moda apenas como produto. Mas sim como um sistema cultural e influenciador de identidades sociais, estilos de vida e comportamentos.
Por tanto, se você é um profissional da comunicação, ou influenciador digital, e procura desenvolver suas habilidades profissionais dentro do mundo da moda, e abordar o assunto com mais autoridade, o curso Jornalismo de moda: da pauta ao texto jornalístico, da Faculdade Cásper Líbero, é para você.
Professora do Curso
*Maria Rita Alonso – é diretora de redação da Marie Claire Brasil, onde lidera projetos editoriais e multiplataforma de jornalismo, moda, negócios e inovação. Foi colunista da Veja São Paulo, repórter da Veja, editora de moda do Estadão por seis anos e dirigiu a revista Forbes Life Fashion durante sua passagem pela Forbes. Também atuou de maneira autônoma, como consultora de conteúdo de grandes marcas de moda e redes de e-commerces brasileiros.
RELACIONADOS
A ascensão do LinkedIn como principal plataforma de “Social Selling”
Os dias em que as pessoas usavam o LinkedIn apenas como um “currículo pessoal” acabaram. Hoje, a plataforma é sinônimo de estratégia comunicacional, conteúdo, relacionamento, comunicação corporativa e… Continue Lendo
Aumento das crises climáticas: A necessidade de uma mídia crítica para o futuro do planeta
Em 2024 a temperatura máxima global ultrapassou o limite de 1.5 ºC, notícia que os especialistas consideraram alarmante. Mesmo sendo de conhecimento geral o fato de que o planeta… Continue Lendo
Dentre tantas blogueiras nichadas: Jornalismo de moda não é apenas saber falar sobre roupa
Hoje em dia o jornalismo ultrapassa barreiras que jamais ultrapassou na história de sua existência. Ele está tanto no papel, como na TV e no rádio, como em… Continue Lendo
Add comment