Em 2024, a Traffyk, uma startup em Sydney, na Austrália, afirmou ter economizado mais de US$100 milhões por ano para uma grande empresa, ao reduzir a “poluição” de mensagens internas que distraíam colaboradores. 

No ambiente corporativo, são incontáveis as vezes em que as empresas falham na área comunicacional. Muitas vezes, não há transparência em comunicados, há sobrecarga na comunicação interna e falta de organização na comunicação. Principalmente em um mundo pós-pandemia, no qual as empresas enfrentam dificuldades internas ao implantar modelos comunicacionais de volta à rotina de trabalho.

Como as empresas podem reverter isso?

Ao investir em um bom treinamento de redação corporativa, as empresas passam a  transmitir valores, cultura e propósito. A partir das escolhas certas de palavras e formato, a comunicação passa a ser desorganizada e confusa, para clara e objetiva. 

Além disso, a redação de comunicados internos, quando bem realizada, torna o ambiente corporativo muito mais agradável. Assim como a Traffyk, empresas que investem em um bom ambiente comunicacional economizam não só tempo, estresse e distrações,mas também recursos financeiros.

Sobretudo, tendências apontam que a comunicação interna está se transformando, logo, a redação corporativa também. Com o mundo pós-pandêmico, e com o uso de IA, há uma maior automação e personalização das mensagens. O foco está mudando, agora a redação passa a ser feita de modo que atenda diferentes perfis de colaboradores, como os empregados remotos, de linha de frente, híbridos, etc.

Portanto, se você é um profissional da comunicação que deseja aprimorar suas habilidades de escrita, um estudante ou professor interessado no tema, o curso Redação Corporativa, da Faculdade Cásper Líbero, é para você. Nele, você desenvolve a capacidade de redigir com precisão e profissionalismo, melhora a comunicação escrita no contexto empresarial de forma objetiva, clara, organizada, concisa, polida e gramaticalmente correta.

Professora do Curso

*Vivian Cristina Rio Stella – Pós-doutora em Linguística (PUC-SP), doutora em Sociolinguística (Unicamp), professora e palestrante. Além disso, atua em consultorias e instituições renomadas. Ministra cursos e palestras sobre Comunicação Empresarial há mais de dez anos em diversas empresas de diferentes segmentos. É filiada e instrutora da Aberje e professora de graduação da Unianchieta.  Atua nas consultorias Integração Escola de Negócios, Atingire, DressCode e 42 Formas. Já ministrou cursos sobre Redação Acadêmica na Unicamp e na COGEAE (PUC-SP). Ela também tem uma forte presença em congressos e eventos, com trabalhos publicados e palestras sobre comunicação e cultura organizacional.

RELACIONADOS