O dia a dia de um profissional de Relações Públicas é marcado pela manutenção da comunicação entre a empresa, colaboradores (interno) e o público-alvo (externo). Para isso, eles utilizam de estratégias da comunicação organizacional, voltadas para manter a imagem da organização e estruturar os canais com os públicos de interesse.  

Para os interessados em se aprofundar em temas que abordam áreas da comunicação corporativa, a Faculdade Cásper Líbero irá promover dois cursos livres entre fevereiro e março. Venha conferir!

Curso de Cultura Organizacional: Diagnóstico, Planejamento e Gestão

Gestão de Canais na Comunicação Interna

De acordo com a Pesquisa de Cultura Global, divulgada em 2021 pelo Katzenbach Center, em conjunto com a Consultoria PWC , 66% dos executivos e líderes ouvidos para o estudo consideram que a cultura organizacional é mais importante para o desempenho da empresa do que a estratégia ou o modelo operacional da organização.

Nesse contexto, os profissionais de comunicação devem colocar em prática as melhores estratégias de organização interna e comunicação organizacional para suas empresas. Para isso, devem seguir os métodos e preceitos da cultura organizacional.

Assim, para alcançar esses profissionais envolvidos na organização do mundo corporativo, a Faculdade Cásper Líbero irá oferecer um curso de curta duração. O curso “Cultura Organizacional: Diagnóstico, Planejamento e Gestão” irá ocorrer de 26 de fevereiro a 1 de março de 2024 no formato presencial.

Essa especialização busca fornecer noções elementares para elaboração de um diagnóstico e aplicação da cultura organizacional. Além disso, outro objetivo do curso é destacar métodos de pesquisa mais utilizados, que podem ser convertidos no planejamento e na gestão da cultura organizacional.

Conheça a professora

Thatiana Cappellano é formada em Relações Públicas, com mais de 20 anos de carreira em empresas e agências de comunicação. Ela possui livros e artigos publicados e intensa atividade acadêmica e é sócia-fundadora da 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional.  Bacharel em Relações Públicas pela FAAP com especializações em Comunicação Corporativa pela FGV-PEC e em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP, Thatiana iniciou sua trajetória na comunicação em 1999.

Como empregada, teve passagens por empresas nacionais e multinacionais. Nesse contexto, liderou departamentos de planejamento de agências de comunicação renomadas como Ketchum e TV1 onde participou de projetos para marcas como Pirelli, Ambev, Adams e Votorantim.

Thatiana é co-autora de cinco livros sobre Cultura Organizacional e Comunicação – além de artigos em periódicos e aparições na imprensa. Participou de 14 bancas de cursos de aperfeiçoamento, 46 bancas de graduação e fez parte do júri no Prêmio ABRP. Além disso, participou como palestrante em diversos congressos – tendo trabalhos publicados – e eventos.

Curso de Cerimonial e Protocolo – Técnicas e Práticas

comunicação organizacional em eventos

A organização de eventos também é uma ferramenta para a estruturação de uma empresa e é uma vertente ativa das Relações Públicas e da comunicação organizacional. Esse é um mecanismo chave para manter relacionamentos no mundo corporativo – tanto interna, quanto externamente. E, para organizá-los, os profissionais da área devem se manter atentos às regras e protocolos que regem as necessidades de cada evento.

Nos dias 24 de fevereiro e 2 de março, profissionais e estudantes de comunicação e de organização de eventos poderão participar do curso online “Cerimonial e Protocolo – técnicas e práticas”. As aulas têm como principal objetivo explorar técnicas referentes ao planejamento e organização de eventos públicos ou privados. As estratégias estudadas no curso serão baseadas nas regras de etiqueta social e legislação vigente.

O Cerimonal e Protocolo, da Cásper Líbero, busca capacitar os alunos dentro do universo dos eventos a partir da cultura organizacional. Para isso, as aulas irão abordar estratégias que envolvem a organização do perfil e do briefing do evento, a estrutura e serviços do Cerimonial, os receptivo de autoridades, como estruturar banquetes e jantares oficiais e técnicas de etiqueta e de comportamento social e corporativo.

Conheça a professora

Andrea Nakane é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Ela possui especializações em Marketing, Administração e Organização de Eventos, Educação do Ensino Superior, Planejamento e Gestão de EaD e mestrado em Hospitalidade. São 25 anos de experiência profissional, com vivências na área de Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo, Hospitalidade e Indústria.

É sócia-diretora da Mestres da Hospitalidade, doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Ela também conta com diversas obras acadêmicas e mercadológicas publicadas. Além disso, é membro do MPI – Meeting Professional International, registrada no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas.

Possui experiência como docente acumulada em 23 anos de atuação no ensino superior, já integrando o corpo de professores de instituições como Centro Universitário da Cidade (RJ), da FGV(RJ), do SENAC(SP), Universidade Anhembi Morumbi, entre outras. Atualmente, leciona na Universidade Metodista de São Paulo.

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS