O Jornalismo Cultural é a editoria do jornalismo que aborda todas as formas de expressão na esfera artística e do entretenimento. Suas coberturas se expandem para o ramo da música, indústria cinematográfica, livros, artes plásticas, teatro e tudo que envolve essas atividades.

Com o intuito de explorar esse ramo da atividade jornalística, a Faculdade Cásper Líbero irá promover dois novos cursos no mês de julho, voltados para estudantes, profissionais da área em interessados no universo cultural.

Curso de Jornalismo Geek

De acordo com a pesquisa Geek Power, divulgada em 2022 pela Omelete Company, 84% dos indivíduos ouvidos consome conteúdo da cultura pop diariamente. E, com essa crescente busca por obras geek, a opinião pública passou a demandar o acesso à informações que cercam esse nicho cada vez mais popularizado. Dessa forma, surgiu uma vertente do Jornalismo Cultural especializada, o Jornalismo Geek.

Hoje, com o aumento do consumo de plataformas digitais e streamings, vemos um avanço na valorização do universo geek – por meio de filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos. Essa vertente do mundo do entretenimento tem como característica principal a criatividade em cada uma de suas produções – que se expande para a fantasia, aventura e ficção científica, por exemplo.

Com a finalidade de preparar futuros jornalistas e profissionais da área para atuar nessa editoria, a Faculdade Cásper Líbero irá oferecer o curso “Jornalismo Geek”, no formato online. O curso irá ocorrer entre os dias 8 e 12 de julho de 2024 e busca oferecer informações históricas e conceituais acerca dos elementos que compõem o mercado geek, que irão auxiliar na produção de conteúdos jornalísticos.

Durante as aulas, o professor irá adentrar seis diferentes módulos que irão contar com tópicos que envolvem o universo nerd e exploram a expansão do consumo da cultura pop, gêneros de ficção – como fantasia, ficção científica e pulp -, histórias em quadrinhos (americanas, brasileiras e japonesas), filmes – da especialização até o cinema espetáculo -, séries e a evolução do streaming, assim como o mundo cultural mainstream.

Curso de Crítica de Cinema e Séries

curso de crítica de cinema e séries

Um tipo de texto que engloba tanto o entretenimento geek, quanto outros gênero de produções audiovisuais é a crítica cinematográfica. Segundo a pesquisadora Regina Gomes, “a crítica assume sua função mediadora, de fornecer um elo entre artistas e público, procurando definir seu território no campo da avaliação, da explicação e da divulgação”. Assim, um crítico utiliza meios teóricos e técnicos para avaliar seu objeto de estudo e compartilhá-lo com seu público.

Pensando em fornecer ferramentas necessárias para os interessados nessa técnica do Jornalismo Cultural, a Cásper também irá disponibilizar o curso “Crítica de Cinema e Séries”. As aulas acontecerão de forma online, de 8 a 12 de julho de 2024. Durante o curso, os alunos irão aprender a desenvolver uma argumentação que pode servir para críticas no formato de texto e para roteiros de podcasts e de vídeo-críticas, a partir de informações históricas e estéticas sobre cinema e séries e ferramentas de análise.

O curso abordará temas, como:

• Elementos da construção visual e sonora e exemplos de expressão.
  • Estruturas narrativas.
  • Análise de enredo e construção.
  • Gêneros e Análise formal e temática.
  • Cinema de autor.
  • Análise estilística.
  • Panorama do cinema contemporâneo.
  • Séries de TV.
  •  Análise narrativa e de personagens.

Conheça os professores dos cursos

O curso de Crítica e Cinema e Séries será ministrado pelo professor Cássio Starling Carlos, crítico de cinema da Folha de S. Paulo. Ele é organizador e editor das coleções Clássicos do Cinema, Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Livros no Cinema, Grandes Astros e Grandes Biografias no Cinema.  Além disso, possui atuação como professor de oficina sobre efeitos especiais nos Pontos MIS. Por fim, é autor de Em tempo real – O impacto das novas séries de TV.

Já o professor Roberto Fideli, estará à frente do curso de Jornalismo Geek. Jornalista e mestre em comunicação, é formado pela Faculdade Cásper Líbero. Ele é editor do site e canal do Youtube, Who’s Geek e escritor de livros de fantasia.

Novas condições de pagamento

Os cursos livres da Cásper estão com uma nova forma de pagamento! A partir de agora há a possibilidade de parcelamento em até 4x sem juros, com parcela mínima de R$ 100,00.

Para mais informações sobre os cursos, acesse: https://cursos.casperlibero.edu.br/cursos-livres/vigentes/