A produção de conteúdo dentro do jornalismo é divida por editorias. Elas nada mais são do que as área específicas de atuação de cada jornalista dentro de qualquer tipo de veículo. Assim, cada editoria aborda um tema relevante para os leitores.

Nesse contexto, é necessário que os profissionais envolvidos em cada editoria esteja adaptado e familiarizado com a linguagem, o tipo de conteúdo, a forma de transmitir a informação e o público-alvo de suas produções. Por exemplo, a abordagem da transmissão da editoria Política é bem diferente da utilizada na editoria de Entretenimento.

Pensando nisso, no mês de fevereiro, a Faculdade Cásper Líbero irá oferecer dois cursos livres voltados para profissionais e estudantes de jornalismo. Eles irão explorar técnicas e estratégias para a produção de conteúdo de duas diferentes editorias jornalísticas.

Jornalismo Cultural

Jornalismo Cultural

O jornalismo cultural aborda tudo que envolve a cena artística e de entretenimento. Seja no âmbito nacional ou internacional, ela cobre as produções culturais que englobam as artes plásticas, a indústria musical, o cinema e o teatro.

Dentro dessa editoria, existe um gênero de produção de conteúdo que se tornou popular entre os amantes das artes: a crítica. Assim, a crítica, dentro do jornalismo cultural, é a mediadora entre os produtores artísticos e o público. Ela mostra o olhar de um especialista perante determinadas peças, como filmes e séries.

Por isso, jornalistas da área devem utilizar técnicas, ferramentas de análise e embasamento teórico do cinema para suas críticas. O curso “Crítica de Cinema e Sériestem o intuito de oferecer aos alunos esses instrumentos de argumentação sobre o universo cinematográfico e irá ocorrer entre de 5 a 8 de fevereiro de 2024, no formato online.

As aulas irão abordar tópicos, como:

  • Elementos da construção visual e sonora. Exemplos de expressão.
  • Estruturas narrativas. Análise de enredo e construção.
  • Gêneros. Análise formal e temática.
  • Cinema de autor. Análise estilística.
  • Panorama do cinema contemporâneo.
  • Séries de TV. Análise narrativa e de personagens.

Conheça o professor dessa editoria

Cássio Starling Carlos é crítico de cinema da Folha de S. Paulo. Além disso, é organizador e editor das coleções Clássicos do Cinema, Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Livros no Cinema, Grandes Astros e Grandes Biografias no Cinema. É professor de oficina sobre efeitos especiais nos Pontos MIS e é autor de Em tempo real – O impacto das novas séries de TV. (Alameda, 2006)

Jornalismo de Viagem

Jornalismo de Viagem

O ramo de viagens é uma editoria do jornalismo focada em compartilhar informações sobre viagens, roteiros, culturas locais e experiências nos mais diversos destinos. Para isso, os profissionais podem utilizar de diferentes plataformas, como blogs, revistas, jornais, vídeos e livros-reportagem.

De 19 a 23 de fevereiro de 2024, a Cásper irá disponibilizar o curso Jornalismo de Viagem, no formato online. Esse curso tem como objetivo formar um profissional capaz de criar conteúdos multimídia em jornalismo de viagens, oferecendo ferramentas para a produção de conteúdo digital e técnicas de escrita.

Para auxiliar os profissionais que buscam transformar sua paixão por conhecer o mundo em uma profissão, o curso ainda irá explorar como está o mercado de trabalho atualmente e as diferentes possibilidades de atuação na área.

Além disso, as aulas irão auxiliar os alunos a se transformarem em um jornalista de viagens completo – que pode atuar dentro de uma redação, ou até mesmo como nômade digital.

Conheça a professora dessa editoria

Gisele Cunha Rodrigues é influenciadora digital e especialista em jornalismo de viagens. Gisele viaja o mundo escrevendo suas experiências por meio dos seus blogs, sites e revistas do segmento. Pós-graduada em Comunicação e Marketing, atuava como correspondente internacional do SBT na Espanha, país esse que concluiu o seu mestrado em Jornalismo de Viagens pela Universitat Autónoma de Barcelona. É co-autora de um livro em espanhol publicado sobre a Noruega na Espanha em 2019.

No Brasil, integrou parte do time de produtores de reportagens especiais da RECORD TV produzindo uma série de documentários sobre vários destinos no país, e também parte da equipe de reportagens investigativas do programa Conexão Repórter, apresentado por Roberto Cabrini. Atualmente, faz parte da equipe da editoria de viagens do site UOL e Yahoo Notícias,  é colaboradora da revista QUAL VIAGEM, além de ser correspondente internacional para uma emissora argentina Canal 9 no Brasil e se dedicar a produção de conteúdo do seu blog de viagens “Mundo Pra Viver” enquanto segue seu estilo nômade digital.  

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS