No dia a dia, os jornalistas devem construir seus textos a partir de informações verídicas, com base em referências e fontes coerentes. Com isso, todo o processo de desenvolvimento de uma pauta parte da análise de dados e do fact-checking. Essa verificação de informações consiste em uma apuração jornalística efetiva – muitas vezes, fundamentada com o auxílio do Jornalismo de Dados.
Segundo a Pesquisa State of Data Journalism de 2022, promovida pelo Centro Europeu de Jornalismo, 58% dos jornalistas ouvidos pelo instituto tende a trabalhar em histórias onde os dados são utilizados para apoiar a narrativa. Assim, as fontes de dados são grandes aliadas na produção de textos jornalísticos.
Como uma forma de auxiliar jornalistas e futuros profissionais a construir estratégias de apuração, a Faculdade Cásper Líbero irá promover dois cursos voltados para a análise de dados e de informações.
Curso de Técnicas de Apuração Jornalística
No dia 6 de abril de 2024, irá acontecer o curso de Técnicas de Apuração Jornalística, no formato online. Essa especialização busca auxiliar na compreensão de todo o processo de apuração para a produção de conteúdos de qualidade e é voltada para estudantes de jornalismo e profissionais da área.
Durante a aula, os alunos terão contato com as principais técnicas de apuração jornalística e estratégias de como lidar com as informações em seus textos, já que uma boa pesquisa, com base em dados concretos, é o coração de toda matéria ou reportagem. Para isso, eles irão analisar criticamente as aplicações de cada faceta da apuração no trabalho do jornalista – em seus aspectos sociais, legais e éticos. Nesse sentido, o curso irá consolidar conhecimentos sobre como conduzir uma pré-apuração, a pauta e a apuração em si.
Curso de Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas
O Jornalismo de Dados é uma vertente em crescimento dentro das produções jornalísticas. Essa área busca coletar, processar e analisar dados para pautas em desenvolvimento. Assim, uma única fonte de dados numéricos, como um planilha, pode auxiliar na estruturação de pautas e na investigação concreta de fatos.
Segundo o Manual de Jornalismo de Dados – editado por Jonathan Gray, Liliana Bounegru e Lucy Chambers – com o auxílio de dados “o principal foco do trabalho de jornalistas deixa de ser a corrida pelo furo e passa a ser dizer o que um certo fato pode realmente significar”. Com isso, a análise de um fato social pode ser apresentada à sociedade com um estudo de dados convincente.
Para capacitar estudantes e profissionais da comunicação nessa área, a Cásper irá oferecer o curso “Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas”. Essa especialização irá ocorrer no dia 20 de abril de 2024, de forma online.
O curso tem o intuito de proporcionar uma visão geral do fluxo de trabalho com dados, a partir de teorias e exercícios práticos de análise em planilhas. Os alunos irão explorar temas, como:
- O que é jornalismo de dados: história, conceitos e exemplos;
- Lei de Acesso à Informação, transparência pública e dados abertos;
- Investigação baseada em hipóteses e mapa de contexto;
- Fluxo de trabalho com dados: busca e coleta, limpeza e análise, contextualização e visualização de dados;
- O básico de análise de dados em planilhas: fórmulas, filtros e tabelas dinâmicas;
Conheça as professoras de ambos os cursos
Taís Seibt
A docente Taís Seibt ministra tanto o curso de “Técnicas de Apuração Jornalística”, quanto o de “Jornalismo de Dados. Jornalista, ela é doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, assim como é diretora de operações na agência de dados Fiquem Sabendo. Além disso, é a criadora da iniciativa Afonte Jornalismo de Dados – voltada para promover conhecimento com e sobre dados.
Professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP, ela coordena o Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP). Sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.
Ademais, já colaborou com veículos como Zero Hora, O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública, Yahoo Notícias e ((o))eco. Não apenas recebeu o troféu especial de Contribuição à Imprensa da Associação Riograndense de Imprensa (2018) e a nota de reconhecimento no Prêmio IREE de Jornalismo (2021), como também levou o Prêmio Cláudio Weber Abramo (2023) na categoria Dados Abertos, entre outras premiações.
Juliana Coin
Ao lado de Taís, Juliana Coin também estará à frente do curso “Técnicas de Apuração Jornalística”. Jornalista formada pela Unisinos, é mestranda na linha de pesquisa de Redes Sociais, Interações e Sociabilidades na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde estuda desinformação no TikTok. Já assinou reportagens em veículos como Veja Saúde, Revista Cláudia, The Intercept Brasil e Memorial Inumeráveis.
Ela ainda faz parte do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais – Midiars e o Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor. Entusiasta de linguagem R e Phyton com foco em bigdata. Atualmente, é redatora sênior na Eyxo, integrante da Afonte Jornalismo de Dados e embaixadora da Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil.
Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Aprenda práticas de comunicação em situação de crise
O curso de Gerenciamento de Crises oferece práticas de comunicação eficazes para lidar com situações de crise no mundo corporativo, você vai aprender analisar crises de imagem, identificar… Continue Lendo
Os conteúdos que você consome podem estar consumindo você
O poder das narrativas vai além de simplesmente desacelerar o consumo de conteúdo. Através das técnicas de storytelling, é possível criar uma jornada que, ao se desenrolar, tem… Continue Lendo
Cursos livres da Faculdade Cásper Líbero exploram vertentes do Jornalismo Cultural
O Jornalismo Cultural é a editoria do jornalismo que aborda todas as formas de expressão na esfera artística e do entretenimento. Suas coberturas se expandem para o ramo… Continue Lendo
Add comment