No dia a dia, os jornalistas devem construir seus textos a partir de informações verídicas, com base em referências e fontes coerentes. Com isso, todo o processo de desenvolvimento de uma pauta parte da análise de dados e do fact-checking. Essa verificação de informações consiste em uma apuração jornalística efetiva – muitas vezes, fundamentada com o auxílio do Jornalismo de Dados.
Segundo a Pesquisa State of Data Journalism de 2022, promovida pelo Centro Europeu de Jornalismo, 58% dos jornalistas ouvidos pelo instituto tende a trabalhar em histórias onde os dados são utilizados para apoiar a narrativa. Assim, as fontes de dados são grandes aliadas na produção de textos jornalísticos.
Como uma forma de auxiliar jornalistas e futuros profissionais a construir estratégias de apuração, a Faculdade Cásper Líbero irá promover dois cursos voltados para a análise de dados e de informações.
Curso de Técnicas de Apuração Jornalística
No dia 6 de abril de 2024, irá acontecer o curso de Técnicas de Apuração Jornalística, no formato online. Essa especialização busca auxiliar na compreensão de todo o processo de apuração para a produção de conteúdos de qualidade e é voltada para estudantes de jornalismo e profissionais da área.
Durante a aula, os alunos terão contato com as principais técnicas de apuração jornalística e estratégias de como lidar com as informações em seus textos, já que uma boa pesquisa, com base em dados concretos, é o coração de toda matéria ou reportagem. Para isso, eles irão analisar criticamente as aplicações de cada faceta da apuração no trabalho do jornalista – em seus aspectos sociais, legais e éticos. Nesse sentido, o curso irá consolidar conhecimentos sobre como conduzir uma pré-apuração, a pauta e a apuração em si.
Curso de Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas
O Jornalismo de Dados é uma vertente em crescimento dentro das produções jornalísticas. Essa área busca coletar, processar e analisar dados para pautas em desenvolvimento. Assim, uma única fonte de dados numéricos, como um planilha, pode auxiliar na estruturação de pautas e na investigação concreta de fatos.
Segundo o Manual de Jornalismo de Dados – editado por Jonathan Gray, Liliana Bounegru e Lucy Chambers – com o auxílio de dados “o principal foco do trabalho de jornalistas deixa de ser a corrida pelo furo e passa a ser dizer o que um certo fato pode realmente significar”. Com isso, a análise de um fato social pode ser apresentada à sociedade com um estudo de dados convincente.
Para capacitar estudantes e profissionais da comunicação nessa área, a Cásper irá oferecer o curso “Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas”. Essa especialização irá ocorrer no dia 20 de abril de 2024, de forma online.
O curso tem o intuito de proporcionar uma visão geral do fluxo de trabalho com dados, a partir de teorias e exercícios práticos de análise em planilhas. Os alunos irão explorar temas, como:
- O que é jornalismo de dados: história, conceitos e exemplos;
- Lei de Acesso à Informação, transparência pública e dados abertos;
- Investigação baseada em hipóteses e mapa de contexto;
- Fluxo de trabalho com dados: busca e coleta, limpeza e análise, contextualização e visualização de dados;
- O básico de análise de dados em planilhas: fórmulas, filtros e tabelas dinâmicas;
Conheça as professoras de ambos os cursos
Taís Seibt
A docente Taís Seibt ministra tanto o curso de “Técnicas de Apuração Jornalística”, quanto o de “Jornalismo de Dados. Jornalista, ela é doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, assim como é diretora de operações na agência de dados Fiquem Sabendo. Além disso, é a criadora da iniciativa Afonte Jornalismo de Dados – voltada para promover conhecimento com e sobre dados.
Professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP, ela coordena o Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP). Sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.
Ademais, já colaborou com veículos como Zero Hora, O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública, Yahoo Notícias e ((o))eco. Não apenas recebeu o troféu especial de Contribuição à Imprensa da Associação Riograndense de Imprensa (2018) e a nota de reconhecimento no Prêmio IREE de Jornalismo (2021), como também levou o Prêmio Cláudio Weber Abramo (2023) na categoria Dados Abertos, entre outras premiações.
Juliana Coin
Ao lado de Taís, Juliana Coin também estará à frente do curso “Técnicas de Apuração Jornalística”. Jornalista formada pela Unisinos, é mestranda na linha de pesquisa de Redes Sociais, Interações e Sociabilidades na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde estuda desinformação no TikTok. Já assinou reportagens em veículos como Veja Saúde, Revista Cláudia, The Intercept Brasil e Memorial Inumeráveis.
Ela ainda faz parte do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais – Midiars e o Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor. Entusiasta de linguagem R e Phyton com foco em bigdata. Atualmente, é redatora sênior na Eyxo, integrante da Afonte Jornalismo de Dados e embaixadora da Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil.

Blog Cursos Livres
Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.
RELACIONADOS
Como os Reality Shows e Programas de Auditório dominam a TV
Por que os formatos de não ficção fazem tanto sucesso? Os programas de auditório e os reality shows dominam as grades de televisão há anos, conquistando grandes audiências… Continue Lendo
Como reconquistar a Geração Z no jornalismo em tempos de desinformação
A forma como a Geração Z busca informações está mudando drasticamente. De acordo com uma pesquisa da YPulse, destacada pela CNN Brasil, apenas 46% dos jovens de 18… Continue Lendo
A arte de contar histórias visuais no mundo atual
A Fotografia de Moda é uma ferramenta para contar histórias visuais e criar conexões emocionais com o público. No competitivo mercado atual, ela vai além da estética, sendo… Continue Lendo
Add comment