A cultura digital trouxe uma realidade em que temos uma produção de dados em volume e diversidade cada vez maior. Dessa forma, é preciso que os comunicadores no saibam interpretar esses dados, para enfim informar seus públicos de maneira adequada e correta.

Taís Seibt, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, define que o jornalismo de dados é uma especialidade dentro do jornalismo, em que reportagens são produzidas a partir de investigações em bases de dados. Além disso, é uma técnica de apuração jornalística que pode ser acionada de forma complementar em outros tipos de investigação.

De acordo com a especialista, é necessário pensar a estatística como ferramenta para realizar boas perguntas e questionamentos:

“O diferencial do jornalista é justamente dar contexto aos dados e apresentar o que as estatísticas representam na vida real.”

Para Taís, um bom trabalho de investigação com base em dados parte de uma boa pergunta norteadora, que irá guiar a busca de bases de dados, sua preparação para análise e, por fim, a análise propriamente dita e a apresentação dos dados.

Curso de Jornalismo de Dados

O curso livre Jornalismo de Dados – Como entrevistar planilhas para cavar pautas, lançado pela Faculdade Cásper Líbero,ocorre nos dias 04 e 06 de julho de 2023, das 19h00 às 22h00.

Ministrado pela jornalista Taís Seibt, o curso apresenta uma visão geral do fluxo de trabalho com dados, investigação baseada em hipóteses, mapa de contexto, Lei de Acesso à Informação, o básico de análise de planilhas, entre outros.

A professora

Taís Seibt, Doutora em Comunicação pela UFRGS, é Jornalista na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da Afonte Jornalismo de Dados, professora da Unisinos e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP.

É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP). Além disso, foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados, da Agência Pública, nas eleições 2018.

Blog Cursos Livres

Espaço para pautas e artigos sobre relações públicas, publicidade e propaganda, jornalismo e rádio, tv e internet (mídias digitais), além de dicas sobre carreira.

RELACIONADOS